Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta rifam palacete

PUB.

Qui, 23/03/2023 - 09:45


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta está a rifar um palacete que lhe foi doado em 2003 e que está na freguesia de Ligares

Os bombeiros não têm capacidade financeira para recuperar a habitação. Já tentaram vendê-la, mas a população não concordou. Agora, quer sorteá-la, acreditando que quem ficar com ela vai recuperá-la, diz o presidente da associação, Edgar Gata. “A casa é evidente que tem que ser olhada com um bem que tem que se salvaguardar. Os bombeiros não têm capacidade económica para fazer seja o que for à casa. Já a colocámos à venda e tivemo-la praticamente vendida. Entretanto, depois houve alguns problemas com algumas incompreensões sobre o assunto e agora vamos tentar vende-la desta forma”.

A casa foi doada por Veneranda Martins. Vai ser sorteada em Setembro, no 95º aniversário da associação humanitária. As rifas têm ainda um segundo e terceiro prémio, uma semana para duas pessoas num alojamento e 48 garrafas de vinho. O valor de cada bilhete são cinco euros. Mas para que o sorteio seja feito, os bombeiros têm de conseguir angariar 50 mil euros. “Para que isso aconteça temos que ter, numa conta que criámos para este efeito, para não haver misturas com outras receitas, 50 mil euros. Se não tivermos temos que devolver o dinheiro às pessoas, que é o nosso compromisso”.

O presidente da corporação está convicto de que até Setembro vão conseguir angariar o dinheiro. E se assim for, vai servir para colmatar as necessidades dos bombeiros. “Os bombeiros estão numa situação aflitiva, todos. Dinheiro é preciso para tudo. Os bombeiros são a entidade mais importante da Protecção Civil e veja-se as viaturas deles, a maneira como são adquiridas. Os bombeiros são vitais, neste concelho, para resolver problemas de saúde. Temos atrasos no pagamento do SNS. É bastante complicado”.

As rifas podem ser compradas presencialmente ou online através do Facebook da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta.

Escrito por Brigantia

FOTOS: TÂNIA REI

Jornalista: 
Ângela Pais