Professores de todo o distrito vão fazer vigília esta noite em Bragança para protestar contra o Governo

PUB.

Sex, 17/03/2023 - 09:22


Vários professores e encarregados de educação vão concentrar-se esta noite na Praça da Sé, em Bragança, como forma de protesto contra o Ministério da Educação

A vigília foi organizada pela comissão de greve do agrupamento de escolas de Mirandela. Rui Feliciano explica que o objectivo é lutar contra o “assassinato da escola pública” e mostrar o descontentamento com o Governo.

“Mostrar ao Governo a indignação que continuamos a ter e a manifestação com outras formas de luta, no sentido de mostrar que afinal de contas não estamos parados em termos de manifestação, pelo facto de o nosso Governo nos ter instituído os serviços mínimos”, disse.

Esperam-se professores dos diferentes agrupamentos de escolas do distrito. Depois da concentração vão fazer uma marcha lenta e “fúnebre” até ao castelo de Bragança, explicou Rui Feliciano, também delegado do Sindicato de Todos os Profissionais de Educação.

“Sei que vamos ter colegas de todos os agrupamentos numa grande manifestação, numa marcha silenciosa e algum simbolismo. É uma marcha ordeira onde manifestaremos a tristeza por este momento que está atravessa a educação em Portugal”, referiu.

A comissão de greve do agrupamento de escolas de Mirandela conta ainda com a colaboração dos vários sindicatos dos professores e até de outras profissões. A vigília acontece esta noite, na Praça da Sé, em Bragança. Continuam assim os protestos dos professores, depois de várias reuniões com o ministro da Educação e de nunca terem chegado a um acordo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais