PUB.

25 milhões de euros para apoiar empresas afectadas pelos incêndios do passado Verão e as cheias deste Inverno

PUB.

Sex, 17/03/2023 - 09:15


As empresas afectadas pelos incêndios do verão e pelas cheias de Dezembro e Janeiro podem concorrer até 2 de maio a apoios do Estado, estando disponíveis 25 milhões de euros

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial informou que as candidaturas já estão abertas e que, da verba total, 20 milhões de euros estão reservados para empresas que sofreram danos provocados pelas cheias e inundações e cinco milhões de euros para as empresas afectadas pelos fogos florestais.

Os apoios vão financiar a reposição de máquinas e equipamentos, a substituição de material destruído, a reposição de stocks, obras de construção, remodelação ou adaptação das instalações.

Na região, podem candidatar-se empresas afectadas pelos incêndios florestais localizadas nos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça e Vila Real.

Entretanto, Carrazeda de Ansiães vai receber cerca de um milhão de euros no âmbito de um contrato assinado com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para apoiar os municípios afectados pelos incêndios do passado verão.

O objectivo é a recuperação das áreas ardidas.

O autarca de Carrazeda, João Gonçalves, destaca que o apoio é insuficiente, mais é melhor que nada.

“Nós nunca estamos satisfeitos, porque nós queremos fazer sempre mais intervenção. Sabemos que foi um incêndio de enormes proporções, onde arderam cerca de 3,3 mil hectares. Sabemos os prejuízos que causou, simplesmente o âmbito de intervenção do município é limitado. De qualquer maneira é relevante que sejam disponibilizados um milhão de euros para que de alguma forma sejam minimizados os estragos causados por esse incêndio”, referiu.

Este apoio destina-se, sobretudo, à recuperação de equipamentos municipais.

“Teremos uma ajuda naquela intervenção que vamos fazer na estrada entre Linhares e Carrapatosa, teremos também ajuda para intervir num miradouro que foi destruído no incêndio, também para os percursos perdestes que tínhamos inaugurado o ano passado e alguns caminhos e linhas de água, além da reposição de algumas espécies ripícolas”, explicou o autarca.

Na região, para além de Carrazeda de Ansiães, foram abrangidos pelo apoio do Governo os concelhos de Murça, Vila Real, Mesão Frio, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Peso da Régua.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)