PUB.

Município de Bragança apoia 98 famílias vulneráveis no pagamento da renda

PUB.

Qua, 15/03/2023 - 09:10


98 famílias de Bragança receberam apoio ao arrendamento da câmara municipal

No total, o município entregou 100 mil euros. O objectivo é assegurar o direito a uma habitação condigna. De acordo com o autarca Hernâni Dias, as pessoas abrangidas estão em situação de vulnerabilidade.

“São mais de 210 pessoas que estamos a apoiar e que se traduz, a maior parte, em famílias monoparentais, temos também pessoas desempregadas, pessoas que estão aposentadas mas cuja reforma não permite terem uma habitação condigna e são pessoas que não conseguem entrar no mercado de arredamento normal ou no mercado da aquisição da habitação e, por isso, o município tem este programa específico de apoio a estas famílias”, explicou.

O apoio é atribuído mensalmente durante um ano. A ajuda pode ir dos 50 aos 100 euros por mês.

“São apoiadas pessoas cujo rendimento não ultrapasse o IAS e depois em função daquilo que é o rendimento das próprias famílias, umas têm apoio de um determinado valor, começa em 50 euros e vai até 100. Cada uma delas se enquadra em cada um dos escalões que estão definidos, são três, para que cada uma possa ter o apoio correspondente”, disse.

O apoio ao arrendamento do município de Bragança foi criado em 2020 devido à pandemia. Este ano foram ajudadas 98 famílias, o dobro do ano passado. A câmara disponibiliza ainda mais de 270 casas sociais com rendas de 18 euros, em média.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais