PUB.

Macedo de Cavaleiros e Mirandela inauguram Centro Cyclin

PUB.

Seg, 13/03/2023 - 11:17


Divulgar o potencial turístico dos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela através da prática de desporto é um dos objectivos do Centro Cyclin’ Portugal – Quadrassal, que foi inaugurado na sexta-feira.

O centro liga a antiga estão ferroviária da aldeia dos Cortiços, em Macedo, à antiga escola primária de Vale de Lobo, no concelho mirandelense, numa via ciclável de 200 quilómetros, em plena Rede Natura 2000.

Para Benjamin Rodrigues, presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, trata-se de um bom investimento. “É uma mais valia para o território, não só pela questão do turismo mas também para os praticantes de ciclismo. No concelho de Macedo de Cavaleiros temos bastantes ciclistas. É muito fácil encontrar duas a três dezenas de ciclistas, pelo menos os que andam organizados, diariamente”.

O Centro Cyclin’ Portugal – Quadrassal resulta de uma candidatura conjunta dos dois municípios. O investimento é de 230 mil euros e foi financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Júlia Rodrigues, autarca de Mirandela, considera que esta é uma clara aposta no turismo de natureza. “Todo o percurso permite um contacto privilegiado com a natureza e proporciona prática desportiva contribuindo para hábitos de vida saudável”.

Além da prática de BTT, o centro vai dinamizar dois edifícios, que até aqui estavam fechados, e dar vida ao meio rural, destacou Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. “Nós temos bastante património que está devoluto no meio rural e que projectos como este, alavancados com fundos europeus, têm conseguido recuperar. A dimensão urbana rural aproxima o rural das cidades. Projectos como estes valorizam esses territórios e garantem a presença de pessoas”.

Os dois edifícios de apoio, a antiga Estação Ferroviária dos Cortiços e antiga Escola Primária de Vale do Lobo, estão equipados com WC’s, balneários, painéis informativos, postos de carregamento para e-bikes, e uma estação de serviço para lavagem e reparações.

O “Centro Cyclin’ Portugal – Quadrassal” faz parte da rede Cyclin’Portugal da Federação Portuguesa de Ciclismo, que conta com 44 infra-estruturas homologadas, e é o segundo a ser inaugurado no distrito de Bragança, depois de Vinhais em 2014.

 

Jornalista: 
Susana Madureira