Município de Bragança atribuí apoio de 282 mil euros às colectividades desportivas do concelho

PUB.

Sex, 10/03/2023 - 10:54


O Município de Bragança aumentou o valor da verba atribuída as colectividades desportivas do concelho.

Este ano, são 282 mil euros, mais 50 mil em relação a 2022, devido “ao aumento do número de candidaturas” e a actividades “consideradas pontuais” que só este ano, “nesta data, foram contabilizadas na despesa final”, justificou Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança.

O apoio financeiro atribuído às colectividades é determinante para manter a prática de desporto e o movimento associativo. “O Município de Bragança tem feito um grande esforço, no sentido de garantir o apoio necessário para que tudo continue a acontecer, quer o apoio financeiro, quer ao nível de apoio logístico que concedemos diariamente a todos os clubes”.

Para as colectividades a verba atribuída é importante, mas por vezes insuficiente para fazer face às despesas. É o caso da Escola Futsal Arnaldo Pereira. O emblema brigantino recebe um apoio de 7000 euros, mas a participação de três equipas na Taça Nacional vai fazer disparar os gastos. Carlos Santos, presidente do clube, admite pedir um reforço de verba ao município. “Nós temos a expectativa que o município tenha em conta a nossa participação nas taças nacionais. Quando se faz o orçamento não estamos a prever que vamos ganhar os campeonatos. Fazemos o orçamento para participar nas provas distritais. Depois há uma despesa acrescida quando passamos ao nacional. Vamos com três equipas e temos de falar com o senhor presidente para o sensibilizar para a situação para nos reforçar a verba”.

São 25 os clubes e associações contemplados com o apoio financeiro do município e que beneficia mais de 2800 atletas federados e não federados, 33 modalidades, 72 equipas e vários eventos desportivos. Os protocolos para a atribuição do apoio financeiro foram assinados ontem.

 

Jornalista: 
Susana Madureira