PUB.

Maioria das mulheres ainda falha rastreios da mama e Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para a prevenção

PUB.

Qua, 08/03/2023 - 17:20


O cancro da mama é o mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro na mulher

Ontem, em pleno Dia Internacional da Mulher, Cláudia Vaz, psicóloga da delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, lamentou que tantas mulheres faltem aos rastreios, sendo que a prevenção é fundamental para detectar a doença atempadamente.

“A prevenção é sem dúvida a melhor forma de prevenirmos o cancro. Cada vez mais as mulheres e homens, mas acima de tudo a mulher, é importante que adiram aos rastreios, que cumpram as normas que nos dita o Sistema Nacional de Saúde. O que verificamos é que grande parte das senhoras não vão. Eu acho que ainda há um bocadinho de desleixo”, frisou.

Claúdia Vaz refere que as consultas de psico-oncologia, que a delegação disponibiliza, são muito importantes durante o processo de cura e no pós-doença.

“Nós sabemos que o cancro da mama ainda é uma doença muito estigmatizante e tem consequências não só a nível biológico, mas também a nível psicológico e social, porque está associado a um comprometimento a nível físico e imagem”, disse.

Para dar força a todos os doentes, sofram de que tipo de cancro for, a delegação está a disponibilizar vídeos na página de Facebook. São testemunhos de quem já ultrapassou a doença.

O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo para a mulher.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves