Cinco concelhos do distrito recebem I Festival de Balonismo em Abril

PUB.

Ter, 07/03/2023 - 08:56


Os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Vila Flor vão receber em abril o I Festival de Balonismo

O evento está a ser preparado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Associação de Municípios do Baixo Sabor e as cinco autarquias parceiras. Vai receber 15 balões nesta primeira edição, a maioria de equipas vindas do estrangeiro.

O presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, Eduardo Tavares, acredita que será mais um marco importante para a região. “Vai ser um marco importante do nosso território, no que toca à promoção, divulgação e criação de um momento diferente, no qual vamos ter 15 balões de ar quente, em várias etapas, com iniciativas nas sedes dos concelhos, onde todos os transmontanos poderão usufruir dessa experiência única. É um desafio que decidimos agarrar e vamos executar durante o primeiro semestre de 2023”.

Mais que um festival a iniciativa pretende ser uma experiência, dando aos espetadores a possibilidade de participar nos voos. “Vão poder dar uma volta de balão e fazer voos cativos em todas as sedes de concelho durante quatro dias. Vamos ter iniciativas diurnas e noturnas para que os transmontanos e quem nos visita possam usufruir desta experiência única”.

O autarca macedense, Benjamim Rodrigues, acredita que o evento trará muita gente aos concelhos que o integram, ajudando a alavancar a economia local. “Tudo isso traz uma logística em simultâneo que leva a que tenhamos a nossa restauração e alojamento completos. A grande atratividade é essa, trazer alguma dinâmica económica ao nosso município e à região. Trará muito visitantes, que certamente se sentirão atraídos pelo fenómeno, mas também alguns que quererão experimentar. Esperamos criar uma movimentação e dinâmica que podem arrastar-se por 15 dias e que seja uma referência a nível nacional e internacional. Prevemos mais uma enchente, até porque teremos a colaboração da Turismo do Porto e Norte de Portugal, que será um dos parceiros que mais irá investir”.

O I Festival de Balonismo vai decorrer de 27 a 30 de abril.

Escrito por Onda Livre (CIR)