Metodologia de ensino criada por Celmira Macedo considerada uma das 100 melhores inovações do mundo

PUB.

Qui, 03/11/2022 - 09:16


A metodologia de ensino EKUI, criada pela transmontana Celmira Macedo, foi considerada uma das 100 melhores inovações educativas do mundo

Esta metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva, criada em 2003, já foi premiada várias vezes, tanto em Portugal como no estrangeiro, mas, segundo Celmira Macedo, esta distinção, dada pela HundrED, na Finlândia, tem um sabor mais especial.

"A importância desta distinção é precisamente por ter sido dada por uma organização que é um país que é considerado o exemplo de excelência na área educativa", disse, sublinhando que é um "motivo de grande orgulho".

A HundrED é reconhecida mundialmente por descobrir, identificar e dar a conhecer as inovações mais inspiradoras do mundo, no ensino e na educação. Celmira Macedo assume que esta distinção atesta a eficácia da EKUI.

Celmira Macedo diz que a educação no país precisa de uma reconfiguração.

"As novas formas de aprendizagem estão na agenda e, se calhar, é altura de começarmos a olhar para a EKUI com outra responsabilidade e percebermos que temos uma ferramenta nas mãos que permite tornar a escola inclusiva", referiu.

A EKUI é uma metodologia inclusiva de aprendizagem do alfabeto. Concretiza-se através de um conjunto de cartas com quatro formas de expressão e representação, que associa às letras do alfabeto, os seus sons e a forma de os produzir, a língua gestual, os movimentos motores e o código braille.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves