Atletismo: Ricardo Ribas a cem por cento após cirurgia

PUB.

Qui, 13/08/2020 - 11:13


Ricardo Ribas quer continuar a bater recordes. O atleta, natural de Miranda do Douro, recuperou de uma lesão grave e só pensa no regresso às competições. Em entrevista à Brigantia recordou a participação nos Jogos Olímpicos 2016 e falou da carreira como treinador de atletismo.

O veterano Ricardo Ribas já treina sem limitações mais de um ano depois da lesão no tendão de Aquiles.

O atleta olímpico, de 42 anos, natural de Miranda do Douro, lesionou-se em Março de 2019 e em Novembro teve mesmo que ser operado.

O “El Comandante”, alcunha que ganhou no atletismo, enveredou pela área do treino e é responsável pela preparação de atletas de renome como Dulce Félix ou jovens promessas como Mónica Silva, a quem pede para nunca descurar dos estudos.

“Aquilo que eu tento transmitir-lhe é que se preocupe com a vida profissional, está na universidade e tem que aproveitar esta fase para se dedicar. O que eu não consegui quero que ela consiga, que é aos 22 anos estar formada para, depois, dar o salto no atletismo”, disse.

Ricardo Ribas é um exemplo de persistência, pois aos 42 anos está a concluir a licenciatura em Educação Física e Desporto, e tinha 38 quando realizou o sonho de participar nos Jogos Olímpicos. Uma experiência que gosta de partilhar.

Foi em 2016, no Brasil, e é o ponto mais alto da sua longa carreira. “Quando falo nos Jogos Olímpicos fico completamente arrepiado. É o ponto mais alto da minha carreira e da minha vida, pois era um sonho que tinha desde os meus seis anos. É algo com que todos os atletas sonham”.

Aos 42 anos, Ribas gostava de regressar à selecção nacional para se despedir da modalidade enquanto atleta.

Para já a pandemia da Covid-19 cancelou praticamente todas as competições, adiando dessa forma a vontade do maratonista de Miranda do Douro. Os atletas tiveram que se reinventar e as corridas virtuais foram uma boa solução. “Atravessamos um momento em temos que nos adaptar. As corridas virtuais são uma forma de nos mantermos motivados e fiz isso com os meus atletas”.

Entretanto, Ricardo Ribas participou na corrida “Cantarinhas Virtuais” promovida pelo Ginásio Clube de Bragança, que representa actualmente.

Ricardo Ribas é uma referência no atletismo nacional. Já representou o Maratona Clube de Portugal, o Benfica e o SC Braga.

É o atleta masculino com mais presenças em campeonatos internacionais de corta-mato e conta com 32 internacionalizações.  

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira