Prevenir para evitar lesões

PUB.

Sáb, 09/11/2013 - 21:34


“Prevenção e tratamento de lesões” foi o tema abordado, na sexta-feira, na sessão de esclarecimento, organizada pelo Futebol Clube Mãe d´Água, sobre lesões frequentes na prática desportiva. Atletas, pais e treinadores adquiriram conhecimentos sobre a matéria.

Alexandra Parente, uma das enfermeiras oradoras, destaca a importância de saber identificar os vários tipos de lesões. “Temos que identificar, saber que tipo de lesão, saber distingui-las. Se não as conhecermos não conseguimos prevenir. A prevenção é muito importante e comum a todas elas”.
Os técnicos de saúde presentes na sessão explicaram aos mais novos que há lesões que podem ser prevenidas. Uma boa preparação e aquecimento, descanso, uma alimentação saudável e uma vida saudável ajudam a evitar lesões.
Quando a lesão é grave, Alexandra Parente diz que o atleta é de imediato encaminhado para um especialista na matéria. “Os sintomas são idênticos tal como a forma de tratar as lesões. Tendo conhecimentos teóricos já sabemos que tipo de lesão se trata e o que se deve fazer. Quando vemos que a lesão é grave não assumimos a responsabilidade e encaminhamos para o hospital”.
As lesões desportivas mais comuns são as entorses, as luxações, as fracturas, as roturas musculares, os traumatismos cranianos e a hemorragia nasal.
A maioria das lesões ocorre nos membros inferiores, especialmente na coxa, no tornozelo e no joelho.

Escrito por Brigantia