Dom, 30/09/2012 - 23:18
Vítor Ló, docente e doutorado em Ciências do Desporto, Vítor Maçãs, Coordenador do Departamento de Futebol da UTAD e técnico do S.C.Mirandela, e Pedro Rodrigues, docente do IPB e ex-atleta de hóquei em patins do Benfica, Sporting e Selecção Nacional, foram os oradores presentes na iniciativa promovida pelo município.
Em discussão três temas.
Vítor Ló Falou da “Reflexão Epistemológica” no desporto. Segundo o especialista este assenta numa filosofia:
“O desporto necessita de ter um suporte mais intelectual. É que de desporto toda a gente sabe mas lá no fundo não se sabe nada. É necessário reflectir sobre o desporto”.
Outro ponto em discussão foi a “Formação Técnica e Táctica do Jovem Futebolista”. Para Vítor Maçãs a formação não termina no escalão de juniores:
“A formação não termina aos 15 ou aos 16 anos, desde que que nascemos até que morremos estamos num processo constante de formação”.
O docente defende que “só os melhores” deviam trabalhar na área da formação pois este é um processo bastante complexo:
“Falam da formação da boca para fora porque ninguém está preocupado com essa questão. Há pouquíssimas pessoas especializadas na matéria”.
Vítor Maçãs defende ainda que a responsabilidade de uma boa formação não depende só dos treinadores mas também dos dirigentes e até mesmo das “entidades promotoras e dinamizadoras do desporto como as autarquias”.
Maçãs falou de organização de jogo, de inteligência e criatividade no processo de formação. O treinador alertou, ainda, para a importância de ensinar a jogar. O docente critica a visão dos técnicos que só se “preocupam com resultados e desvalorizam a passagem de valores”.
A terminar o Seminário, Pedro Rodrigues falou de “Marketing Digital” para clubes e associações. É possível potencializar o desporto a baixo custo na internet sem estar dependente dos meios de comunicação social.
Meia centena de pessoas marcaram presença no seminário. Esta foi apenas uma das muitas iniciativas desenvolvidas ao longo da Semana da Juventude e do Desporto que envolveu 15 associações e clubes. O objectivo foi mostrar “a dinâmica das colectividades do concelho de Mirandela” como explicou Manuel Rodrigues. Segundo o vereador do Desporto do Município de Mirandela é uma iniciativa “para repetir no próximo ano”.
Escrito por Brigantia