Feira do Fumeiro de Vinhais foi um sucesso em tempo de crise

PUB.

Seg, 13/02/2012 - 10:08


Uma pedrada na crise. Foi isso que representou a feira do fumeiro de Vinhais deste ano. Num ano em que as bolsas dos portugueses estão mais depauperadas pela troika, os produtores transmontanos conseguiram escoar o seu produto, numa feira que atraiu milhares de visitantes.

E mais uma vez, houve prémios para o melhor salpicão.

As três primeiras classificadas estavam satisfeitas pelos prémios, e também pelas vendas que efectuaram.

 Idalina Afonso, já vem há muitos anos, e mostra-se “muito contente com o terceiro prémio”. Já Adelaide Borges também ficou “muito satisfeita” e diz que o segredo é a “boa qualidade das carnes”. “Já vendi tudo. Não preciso de um prémio para vender”, garante. Já Irene Pires foi a vencedora. “Não podia ser melhor”, diz.

Da parte da organização, o presidente da câmara de Vinhais fazia um balanço positivo.

 Houve muito fumeiro vendido, o que, para Américo Pereira, representa que a crise não passou pela feira do fumeiro.

“Enquanto nas grandes cidades se fala em crise, aqui fala-se em trabalho e em negócio. Com certeza que vão mais uns milhares largos para casa dos produtores”, sublinha.

 

Ao longo do fim-de-semana também alguns ilustres aproveitaram para se abastecerem deste produto típico do Nordeste Transmontano.

 

Para além da Ministra da Agricultura, do Mar, e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, também o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e o coordenador nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, passaram pela feira do fumeiro de Vinhais.

Escrito por Rádio Vinhais (CIR)