Secretaria de Estado da Cultura vai apoiar projecto da Sons da Terra

PUB.

Ter, 24/01/2012 - 09:26


Todo o espólio do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, em Miranda do Douro, vai ser digitalizado e preservado. O projecto entre a editora e a Secretaria de Estado da Cultura já está contratualizado e a funcionar. 

Mário Correia, o responsável pelo centro cultural, explica que o objectivo é preservar património cultural através da digitalização de documentos.“Implica a digitalização, seriação, classificação e realização de quatro cópias fundamentais”, explicou o responsável da Sons da Terra. Uma das cópias será entregue à Universidade Nova de Lisboa, outra para a Universidade de Aveiro, para o Museu da Música Portuguesa. A quarta cópia irá para um arquivo para preservar a língua e cultura mirandesas, que ainda não está criado.Este será um projecto grandioso em termos logísticos e não vai implicar apenas preservar sons.

A abrange 650 cds, contendo milhares de peças. “Temos 3500 horas de gravações fonográficas. Há quatro mil horas de gravações não digitalizadas. E ainda 52 mil fotografias e 160 horas de filmes documentais”, adiantou.

Escrito por Brigantia (CIR)