Qui, 16/06/2011 - 12:23
Rui Fiolhais falava à margem de uma cerimónia de entrega de diplomas a 60 empresas do concelho, que receberam os seus certificados de participação no projecto “Formação-Acção”.
“Vai continuar com certeza. Este é um programa que começou em 2007 e termina em 2013. Tem nove mil milhões de euros de investimento programado e 80 por cento já estão apalavrados. Cá estaremos até 2013 para fazer a execução e 2015 para a terminar. Significa isto que temos mais de dois milhões de portugueses que já beneficiaram de formação para melhorar as suas qualificações e, naturalmente, o facto de estar aqui em Bragança é um sinal de que queremos que o programa esteja presente em todos os pontos do território.”
Para além das 60 empresas certificadas, também outros 24 empresários receberam os certificados de participação numa linha de acção.
Para além da formação, este projecto contemplava ainda uma fase de acompanhamento e consultoria individualizada.
Quatro anos depois do arranque, Rui Fiolhais faz um balanço positivo.
“Fazemos um balanço bastante positivo. É a grande alavanca financeira da qualificação em Portugal. Temos já 42 por cento da dotação financeira aplicada, o que significa que temos mais de três mil milhões de euros injectados na economia.”
Até agora, já beneficiaram dos apoios à formação profissional 7200 empresas a nível nacional, 352 só do distrito de Bragança.
Para a segunda fase do programa já estão 241 inscritas.
Uma participação que deixa Bragança ao nível do resto do país.
“A participação tem sido fantástica. Bragança não é diferente das outras regiões. Nenhum programa ficou deserto. Temos de ser selectivos e concentrados no investimento.”
A segunda fase do programa arranca ainda antes do início do Verão.
Escrito por Brigantia