Moncorvo já tem alternativa nocturna aos SAP

PUB.

Qua, 04/05/2011 - 11:33


A população de Torre de Moncorvo tem à disposição desde o passado domingo, um Posto de Atendimento Nocturno, que funciona entre as dez da noite e as oito da manhã, na Unidade de Cuidados Continuados.

Este posto não substitui o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde, encerrado durante a noite desde o passado mês de Fevereiro, mas serve para atender situações que não sejam graves.

Esta solução foi encontrada mal foi decidido o encerramento dos SAP's nocturnos no distrito de Bragança e resultou de um acordo entre o Município e a Santa Casa da Misericórdia.

No entanto, só está a funcionar desde o dia 1 de Maio, pois foi necessário aguardar pelas licenças que permitam o seu funcionamento.

“A partir deste momento, qualquer pessoa pode ir aos cuidados continuados, num local diferenciado mas equipado de propósito para este efeito e ter um atendimento de casos mais simples”, explica o vereador do Município de Torre de Moncorvo, António Moreira. O mesmo responsável acrescenta que este posto funciona onde eram as antigas Urgências e conta com o serviço permanente de uma enfermeira.

Revela ainda que a autarquia está a lutar pela criação no concelho de um Serviço de Urgência Básica, com dois médicos e dois enfermeiros em permanência.

“Já estamos a trabalhar nesse sentido, já há uma equipa de consultadoria a estudar o problema para Moncorvo demonstrar que precisa de uma Urgência Básica.”

O Serviço de Urgência Básica mais próximo está situado em Vila Nova de Foz Côa.

Por enquanto, Moncorvo ameniza a falta do SAP entre as dez da noite e as oito da manhã com a criação de um Posto de Atendimento Nocturno.

Escrito por CIR