Quase uma centena de alunos de Bragança vão participar na 8.ª Mostra de Teatro

PUB.

Qui, 28/04/2011 - 10:57


Quase uma centena de alunos vão participar na oitava mostra de teatro de Bragança, que reúne trabalhos das três escolas secundárias da cidade e ainda da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

A presentação foi feita ontem. Paulo Xavier, presidente da junta de freguesia da Sé, um dos promotores do evento, realça que o objectivo é mostrar à cidade, no teatro municipal, aquilo que se faz nas escolas ao longo do ano.

 

 “Teve sempre como objectivo inicial que a própria escola abrisse os muros e mostrasse à população aquilo que de bom e de bem se faz, o que até então não era visível. E pegar numa tradição antiga, que era o teatro nas escolas e que saía à rua uma vez por ano. Por outro lado, é para dar experiência de palco aos estudantes”, refere.

 

Esta iniciativa restringe-se às escolas secundárias e superior da cidade. Para já não está previsto alargar às escolas dos restantes níveis de ensino.

 

Mesmo assim, Paula Romão, responsável pelo núcleo de teatro da escola secundária Abade de Baçal, garante que desta mostra já saíram grandes talentos, para além de ajudar os alunos a aprenderem a matéria.

 

 “Muitos alunos, quando chegam ao ensino superior, tentam sempre continuar a actividade”, sublinha, destacando que “a actividade teatral permite uma série de vivências aos alunos, que são enriquecedoras.”

 Os Maias, de Eça de Queirós, será a peça a apresentar pela escola secundária Abade de Baçal, no dia 6 de Maio.

Antes disso, no dia 4, cabe ao grupo da Escola Superior de Educação abrir a mostra, com textos de Samuel Becckett.

 No dia 11 é a vez da escola Emídio Garcia, com um texto próprio, a Liga dos Portugueses extraordinários. A oitava mostra de teatro de Bragança termina no dia 18, com a escola Miguel Torga e uma comédia de Luísa Costa Gomes.

Ao todo vão estar envolvidos quase cem alunos.

Escrito por Brigantia