Autarca de Macedo lança petição contra portagens

PUB.

Seg, 28/02/2011 - 09:20


Uma petição contra as portagens na Auto-estrada Transmontana. A iniciativa parte do autarca de Macedo de Cavaleiros. Na passada sexta-feira Beraldino Pinto aproveitou a Assembleia Municipal para apresentar o documento que pede ao Governo que repense o assunto.  

O autarca macedense considera injusta a medida anunciada por José Sócrates aquando da sua visita ao Nordeste Transmontano, depois de ter afirmado que esta seria a “auto-estrada da justiça”.

Beraldino Pinto considera que o Governo deve repensar a questão das portagens, por isso apela a todos os transmontanos que subscrevam a petição que lançou a título individual.

“Temos a esperança que esta decisão venha a ser alterada, de vir a introduzir portagens quando não estava previsto fazê-lo” explica o autarca acrescentando que “quando foi lançada a obra o primeiro-ministro disse que era a auto-estrada da justiça que vinha compensar e corrigir as assimetrias da região. Achamos, por isso, que é de justiça mas sem portagens e no mínimo durante um número de anos suficiente para ajudar a diminuir essa diferença de desenvolvimento”.

 

No entender do autarca, se as portagens se mantiverem, deve pelo menos haver uma moratória para os transmontanos.

“Não podemos resignar-nos e esta petição pede que esta posição seja revista e que, havendo portagens, haja uma moratória que de alguma forma minimize o prejuízo que foi provocado na região em detrimento de outras que dispuseram durante muitos anos de acessibilidades por auto-estrada e sem pagar” afirma.

 

Para chegar à Assembleia da República, a petição tem que reunir pelo menos 4 mil assinaturas.

Escrito por CIR