José Sócrates inaugurou lar em Vinhais que faz de Portugal “um país melhor”

PUB.

Seg, 21/02/2011 - 12:10


José Sócrates terminou estes dois dias de Governo Presente em Trás-os-Montes na Moimenta, em Vinhais, onde inaugurou um lar da terceira idade, do centro Social e Paroquial Nª Senhora do Carmo. Uma infra-estrutura orçada em mais de seiscentos mil euros, com 16 utentes.

Nesta cerimónia esteve presente José Sócrates, primeiro ministro de Portugal que no decorrer da visita que fez à região transmontana, terminou a mesma na aldeia da Moimenta, no concelho de Vinhais, a escassos dois quilómetros da fronteira com Espanha. O governante destacou a aposta deste governo neste género de infra-estruturas.

 

“Sei o empenho, o trabalho, as horas passadas no convencimento de outros, para que a obra fosse possível. Sei o quanto se empenharam e bateram. Por isso viemos aqui partilhar a vossa alegria. Porque sei que torna Moimenta e o país em melhor sociedade.”

 

O lançamento da primeira pedra deste lar ocorreu em 2008. José Maria Ribas, um dos impulsionadores deste espaço, na hora da cerimónia mostrava-se satisfeito pela obra que acabava de inaugurar, devido à importância que a mesma tem.

 “Este projecto vem pôr cobro ao isolamento que os nossos idosos viviam.”

Também para o presidente da câmara de Vinhais, Américo Pereira, cuja autarquia apoiou financeiramente e com variados técnicos, este lar de idosos representa um passo muito importante, não só nos cuidados aos idosos, como na criação de emprego.

 

“Quando digo que esta é uma grande obra digo-o porque as obras não se medem só pelo que custam ou pela dimensão do edifício. Medem-se em função das necessidades que satisfazem. E esta é uma grande obra”, disse, realçando que também “cria emprego na população”.

 

Este lar está aberto desde o dia 30 de Dezembro de 2010. Desde essa altura que dezasseis idosos passam por cá os seus dias. É o que acontecesse com Hermenegildo Moisés e José Rodrigues, dois octogenários, que estão contentes com a nova casa e com as condições que lhes proporciona.

 

“Gosto de tudo, das pessoas às condições. Temos tudo o que é preciso, telefone, televisão, o alarme”, diz Hermenegildo Moisés. Mas também José Rodrigues garante que “não falta nada”.

 Dois idosos que encontraram no lar da Moimenta uma nova casa para desfrutar os próximos anos de vida.

Parte do financiamento da obra veio do programa Pares, que contribuiu para baixar a taxa de pobreza entre os idosos de 29 para 20 por cento, a maior redução em toda a Europa.

 

Esta rede de cuidados aos mais velhos permitiu criar já, no concelho de Vinhais, 110 postos de trabalho.

Escrito por CIR