Sex, 18/02/2011 - 09:26
“É uma produção significativa e a ela está associada um fundo, que é uma das contrapartidas, estimado e 800 mil euros” refere o administrador da EDP Produção, salientando que “temos uma valia eléctrica efectiva”.
António Ferreira da Costa, em exclusivo à Brigantia, acredita que o projecto vai permitir desenvolver toda a região do vale do Tua.
“O vale do Tua pode ter um desenvolvimento significativo tal como o que se está a verificar na região do Baixo Sabor onde a economia tem aumentado significativamente” afirma, salientando que “estamos seguros de que isso na região do vale do Tua vai ser uma realidade e aí termos um projecto de desenvolvimento associado à vertente turística que está concebido de raiz e tem todas as condições para ser um foco de interesse, mantendo uma atractividade garantida pelo sistema de mobilidade que será apresentado”.
É uma obra que vai custar 300 milhões de euros e que vai submergir os últimos 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua.
Esta visita insere-se na primeira iniciativa do Governo Presente de 2011, que decorre sexta e sábado nos distritos de Vila Real e Bragança
Depois de Alijó, o primeiro-ministro vai a Murça inaugurar o centro escolar, cerimónia marcada para as 15H30.
Este estabelecimento de ensino está aberto desde Janeiro e é o primeiro equipamento social da zona norte a ser beneficiado pelas Redes de Nova Geração para as zonas rurais. Um projecto do Governo que pretende levar a fibra óptica ao interior do país.
Sócrates termina o dia de sexta-feira com um jantar-debate em Vidago, Chaves, onde vai reunir cerca de 150 autarcas e empresários da região de Trás-os-Montes.
O primeiro-ministro volta a visitar o Túnel do Marão, sábado de manhã, para ver como correm os trabalhos deste troço da auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real.
A seguir, José Sócrates segue em autocarro pelo IP4 até Bragança, para observar o andamento das obras da Auto-Estrada Transmontana.
Em Bragança, o primeiro-ministro almoça sábado com jovens da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Instituto Politécnico de Bragança, do Instituto Piaget e de empreendedores da zona de Bragança
A comitiva do Governo segue depois para o concelho de Vinhais, onde vai inaugurar um lar de idosos na aldeia da Moimenta.
Escrito por Brigantia/CIR