Vinhais melhora acessibilidades

PUB.

Seg, 14/02/2011 - 09:57


Um milhão e setecentos mil euros vão ser investidos na requalificação de duas estradas nacionais que atravessam o concelho de Vinhais, abrangendo 22 aldeias. A EN308 entre Salgueiros e Santalha e a EN103-6 entre Sobreiro de Cima e Trincheiras. O protocolo para a beneficiação foi assinado ontem entre a Estradas de Portugal e a câmara de Vinhais.  

Os autarcas das freguesias abrangidas por esta intervenção descrevem o estado actual das estradas e aplaudem esta requalificação.

“Estava em péssimas condições, quase intransitável” refere António Barreira, presidente da junta de Gestosa, acrescentando que com esta obra “esperamos que a gente que percorre aquela estrada tenha mais condições de segurança”.

“Temos lá caminhos de terra batida com melhor piso que a estrada e agora esperamos que isto não fique só no papel porque a população está muito mal servida” afirma Manuel Pedreiro, autarca de Santalha.

Já Jocelim Carvalho, de Pinheiro Novo, diz que “beneficiamos em 15 quilómetros e neste momento é só buracos e mais buracos. Tudo desfeito”.

 

As obras devem arrancar em Agosto e o prazo de execução é de cerca de um ano.

A empreitada foi homologada pelo secretário de estado das obras públicas.

Paulo Campos destaca a importância deste investimento.

“Estamos aqui a fazer um conjunto de investimentos para permitir beneficiar e requalificar um conjunto de acessibilidades ao município de Vinhais e dessa forma melhorar a qualidade de vida e desenvolver as oportunidades para as empresas que aqui trabalham” refere. “Simultaneamente trabalhamos também para diminuir a sinistralidade com estes investimentos” acrescenta o governante.

 

O presidente da câmara manifesta-se satisfeito afirmando que depois destas obras concluídas e da nova estrada que vai ligar Vinhais a Bragança, ainda em estudo prévio, o concelho vai ficar bem servido ao nível de rodovias.

“Dentro em breve se se cumprir a nova ligação a Bragança ficaremos com boas acessibilidades” refere Américo Pereira. “Temos uma boa ligação à futura Auto-estrada Transmontana através de Mirandela e ficaremos com outra boa ligação através deste nova estrada” acrescenta, salientando que “depois de resolvida a situação destas duas estradas dentro do concelho não temos motivos para ficar aborrecidos, antes pelo contrário”.

 

Ontem o dia foi aproveitado também para inaugurar o primeiro troço da Circular Interna de Vinhais.

“Estamos a fazer uma avenida que circunda toda a parte sul e pensamos começar ainda este ano as obras do segundo troço” adianta o autarca, referindo que esta obra “permite a expansão da vila e resolve alguns problemas de mobilidade”.

 

Uma obra que custou cerca de 400 mil euros.

Escrito por Brigantia