Mota Andrade valoriza regresso à região da autonomia administrativa na saúde

PUB.

Seg, 31/01/2011 - 09:29


Mota Andrade vê a criação desta Unidade Local de Saúde em Bragança como um passo decisivo assumindo-se como um dos maiores apoiantes da iniciativa. O deputado socialista pelo distrito, na Assembleia da República, entende que há várias vantagens para a região com esta reorganização dos serviços de saúde.  

“Desde logo isto seria o regresso da autonomia administrativa e financeira ao distrito de Bragança. É uma mais-valia ter uma gestão comum ao Centro Hospitalar e a todos os centos de saúde” salienta, acrescentando que “seria um melhor aproveitamento dos recursos, teria outra capacidade em termos de negociação com os diferentes fornecedores”.

 

O deputado socialista foi um dos que se empenhou neste processo que deverá ser formalizado no prazo de um a dois meses.

Mota Andrade destaca ainda o nível de valências dos centros de saúde do distrito e dos investimentos feitos pelo Governo ao longo dos últimos seis anos, como o helicóptero ou as VMER’s, mas garante que a vontade é não ficar por aqui.

“Nós queremos mais e melhor e este passo é decisivo porque cria mais massa crítica. Espero que brevemente isso aconteça pois será um grande melhoramento para o distrito”.

 

No entanto, uma das condições para a criação da Unidade Local de Saúde é o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP’s) durante a noite nos oito concelhos em que ainda funcionavam.

Mas o deputado socialista garante que isso não vai prejudicar as populações.

“OS SAP’s não resolvem nada porque as pessoas vêm directamente à urgência de Bragança, de Macedo, de Mirandela ou de Mogadouro. O facto de estar ou não um médico à chamada não resolve problema nenhum como demonstram os números” refere. “O que resolve os problemas é haver um sistema de emergência capaz de dar resposta às situações emergentes” realça.

 

Nesta altura falta apenas o anúncio formal, que deverá ser feito pelo secretário de estado da saúde nos próximos dias.

Escrito por Brigantia