Qui, 06/01/2011 - 09:12
O estudo foi feito pelo Instituto Superior de Estatística da Universidade Nova de Lisboa para a Administração Central dos Sistemas de Saúde.
Abrange 62 hospitais de todo o país, incluindo o Centro Hospitalar do Nordeste.
De acordo com as conclusões, publicadas esta quarta-feira no Jornal de Notícias, numa avaliação de zero a cem, os hospitais do norte têm nota positiva entre os utentes, contactados por telefone.
No entanto, o CHNE surge em último lugar em dois dos quatro itens avaliados.
De acordo com o JN, a Consulta Externa e as Urgências são os serviços que pior nota receberam, não indo além dos 75 por cento na Consulta Externa e dos 69 nas Urgências.
Em contraponto, o IPO do Porto, com quase 90 pontos, e o Centro Hospitalar do Porto, com 77, foram os melhores nestes dois itens.
A cirurgia ambulatório e os internamentos foram os restantes pontos avaliados mas não foram publicados dados relativamente ao CHNE.
Sabe-se apenas que está dentro da média de satisfação, superior aos 80 pontos.
Este estudo vem ao encontro das queixas no livro de reclamações referentes a 2009.
Segundo o relatório do Ministério da Saúde, a prestação de cuidados de saúde e, dentro destes, as urgências, são os pontos que geram mais queixas dos utentes no respectivo livro de reclamações.
Os médicos concentram quase metade do total de queixas apresentadas quer no CHNE, quer no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES).
Escrito por Brigantia