Seg, 27/12/2010 - 09:14
Fundada em 1980, promotora de arte, tradição e cultura, a Caramonico, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, prima pelas danças viris, como os Pauliteiros, pelas danças mistas e ainda pelos toques e cantares tradicionais.
No dia em que celebrou 30 anos de vida, o presidente, Leonel Preto, quis fazer uma homenagem a José Francisco Fernandes, um dos fundadores desta associação.
“Aquilo que eu quis fazer foi uma homenagem simples a uma pessoa ilustre” afirma, pois “a relevância desta associação está no sector do folclore principalmente com o grupo de pauliteiros”.
José Francisco Fernandes, o homenageado, diz sentir-se sensibilizado com este tributo.
“Sinto-me sensibilizado e até surpreendido porque eu dediquei-me à associação mas não me considero fundador. Houve vários co-fundadores e eu sou um deles” afirma.
O antigo presidente da Caramonico também foi homenageado.
Gualdino Raimundo alerta para a perda de tradições.
“Está a perder-se a identidade da nossa cultura. Hoje praticamente toda a gente sabe tocar uma gaita ou um bombo” afirma, questionando “mas alguém sente isso e tem gosto por fazê-lo?”
A Associação Caramonico começou por chamar-se Grupo Cultural e Folclórico de Palaçoulo.
José Francisco Fernandes, foi também responsável pela implementação da Cooperativa Agrícola e da Caixa Agrícola na freguesia de Palaçoulo.
Escrito por CIR