Utentes da APADI com tratamentos médicos gratuitos

PUB.

Qua, 22/12/2010 - 11:17


Os utentes da APADI (Associação dos Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) em Bragança, vão poder receber tratamentos médicos de forma gratuita no futuro hospital privado da cidade.

A CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário) deverá arrancar com a obra no próximo ano.

Mas quando o equipamento estiver pronto, a APADI vai poder usufruiu da prestação de cuidados médicos naquela unidade de saúde.

O presidente da direcção, Jorge Novo, salienta a importância desta iniciativa para os 70 utentes da instituição.

“Irá permitir que esses cuidados sejam prestados por alguém competente e sem encargos económico-financeiros”, explica Jorge Novo, sublinhando que a instituição vive “de forma equilibrada em termos económico-financeiros mas sempre com algum esforço e apelando à maior contenção”.

  

Esta cooperação resulta de um protocolo ontem assinado entre a CESPU e a APADI.

A Cooperativa de Ensino firmou também outro acordo com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança.

Os soldados da paz vão beneficiar de dez por cento de desconto no pagamento de propinas em cursos que frequentem na CESPU, como refere Humberto Martins, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança.

“Trata-se de mais um pólo de formação e, para nós, isso é muitíssimo importante. Para os bombeiros há outra vantagem, que é o desconto nas propinas”, assumiu.

Já Cordeiro Tavares, vice-presidente da CESPU, salienta a mais-valia destes acordos de cooperação para a cooperativa de ensino.

“A mais-valia para a CESPU é que encontra aqui um campo fértil para exercer a sua actividade real para os seus licenciados, enquanto prestadora de cuidados. E são instituições que não encontram muitas vezes a resposta que precisam”, diz.

A CESPU disponibiliza ainda às duas instituições, com quem ontem assinou protocolos, rastreios gratuitos na área da saúde oral.

Escrito por Brigantia