Fábrica de sabonetes de leite de burra pode ser instalada no Planalto Mirandês

PUB.

Qua, 22/12/2010 - 11:15


  Os sabonetes de leite de burra mirandesa poderão vir a ser fabricados no planalto mirandês. Até agora, este produto estava a ser feito em França, mas a empresa quer abrir uma fábrica na região.

 A fábrica deverá ficar instalada em Vimioso e pode vir a criar cinco postos de trabalho.

O projecto, que ronda os 300 mil euros, vai ser candidatado ao PRODER.

José Jambas, sócio gerente da empresa Tomelo, salienta que sem financiamento do programa é praticamente impossível avançar com o projecto.

“São fundamentais, sobretudo para quem é jovem e tem ideias novas. Estas medidas são essenciais para dar o passo em frente e dar continuidade àquilo que desejamos.”

O PRODER que vai disponibilizar quatro milhões de euros de investimento nos concelhos da Terra Fria Trasmontana.

Francisco Pires, técnico do Grupo de Acção Local da CORANE, deu a conhecer o programa em Miranda do Douro.

 “É o desenvolvimento e dinamização das zonas rurais, que assenta no PRODER. Mas este é gerido pela CORANE. As candidaturas destinam-se a todas as pessoas que queiram residir nos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso, Bragança e Vinhais”, explica.

Anabela Galego e António Carção, dois possíveis investidores, garantem que iniciativas como estas são imprescindíveis ao desenvolvimento da região.

 “Isto é essencial para a sobrevivência dos concelhos do Interior. Valorizam aquilo que é nosso”, diz António Carção. Já Anabela Galego admite que com “todos estes apoios poderemos desenvolver a região".

O presidente da câmara de Miranda, Artur Nunes, sustenta que esta é uma oportunidade no combate à crise.

 “Temos aqui um sinal positivo que há uma oportunidade e a também se pode resolver com investimento. Há aqui um instrumento que deve ser aproveitado por todos”, reforça o autarca.

De 28 de Dezembro arranca uma nova fase de candidaturas do PRODER que decorre durante dois meses.

Escrito por CIR