Concurso de ideias premeia os melhores projectos de negócio em Trás-os-Montes

PUB.

Qua, 03/11/2010 - 12:08


“Atelier de Ideias” é o nome da iniciativa que começou ontem no Posto de Turismo de Macedo de Cavaleiros. O objectivo é, durante dois dias, debater conceitos e estratégias ligadas ao empreendedorismo incentivando os participantes a criarem o seu próprio negócio e a concorrerem ao Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010.

“Ideias” é a palavra mais ouvida  neste atelier. Um espaço onde são clarificados conceitos ligados à área empresarial e em que os macedenses são convidados a apresentar a sua própria ideia de negócio. Ideias que podem vir a disputar o prémio EDP empreendedor sustentável Sabor 2010. Um prémio que, em tempos de crise, pretende criar emprego nos concelhos da área envolvente da barragem do Sabor, explica Iolanda Assunção, formadora e consultora do projecto.

 

“Quando uma barragem está em construção, há muitos postos de trabalhão. Mas quando termina, a taxa de desemprego dispara. Daí termos desenvolvido este projecto. Desde a ideia de negócio, a fase de projecto até à fase de criação de empresa, com a atribuição de um prémio final.”

 

Os 3 empreendedores dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo que apresentarem uma ideia mais sustentável, criativa e que melhor integre a área económica, social e ambiental vão receber um prémio. Mesmo que não cheguem a este patamar as formações e apoios no desenvolvimento de negócio são gratuitas, por isso Iolanda Assunção garante que vale a pena participar.

   

“Começa com uma fase de acolhimento, dada pela SPA e pelas autarquias. Depois passam por ateliês de ideias e técnicas de criatividade. São convidados a apresentar um miniplano de negócios. Depois inicia-se um ciclo de formação/acção de conceitos de gestão de negócio e criação do seu próprio negócio.”

 

No projecto podem participar não aqueles que querem criar o próprio emprego mas também empresários que pretendam encontrar uma alternativa ao emprego, empresas recentemente criadas e precisem deste apoio e ainda empresas que pretendam alargar a sua área de negócio, criando assim postos de trabalho. O projecto já conta com cerca de 60 inscritos. A participar neste “Atelier de Ideias” estão 9 macedenses. É o caso Maria José Castro, que valoriza a iniciativa.

 “Acho que é uma boa ajuda para alertar as pessoas para conveniências e inconveniências dos negócios.”

O projecto surge de uma parceria entre a EDP e GLOCAL, uma iniciativa que dinamiza o empreendedorismo em Trás-os-Montes e Alto Douro.

 As inscrições para o Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010 estão abertas até ao dia 11 deste mês.   Escrito por CIR