Ter, 12/10/2010 - 09:19
Depois de ter começado em Bragança e de já ter concluído recentemente em Alfândega da Fé, na cidade do Tua já há cerca de 40 inscritos.
“Temos a indicação que a próxima abertura será em Mirandela, mas também já temos o convite de Bragança e depois temos muitos outros concelhos em lista de espera” refere coordenadora da Escola da Pais, acrescentando que em Mirandela “estão cerca de 40 inscritos sobretudo famílias, mas também vamos abrir a profissionais e por isso é possível que surjam duas turmas, pois ela não devem ser muito grandes. O ideal é que sejam 20”.
Celmira Macedo faz um balanço positivo da iniciativa.
“A avaliação diz-nos que os programas que nós trabalhamos fazem aumentar a auto-estima das famílias, as competências emocionais, os pais aprendem a lidar com o stress, melhoram as capacidades de auto-conhecimento, aprendem a lidar com a diferença dos filhos” exemplifica.
A LEQUE, Associação Transmontana de Pais e Amigos da Crianças com Necessidades Especiais, e que surgiu na sequencia da Escola de Pais, está também a organizar uma colónia de férias para estas crianças em Alfândega da Fé.
Celmira Macedo explica o que se pretende.
“Primeiro centramo-nos na pessoa que a partir dos 18 anos vai para casa e não actividades de lazer há muito tempo como é ir ao cinema ou ao teatro, balneoterapia e aqui eles estão a fazer isso” refere. Por outro lado, “é o respiro da família, em que durante uma semana podem deixar os filhos connosco durante todo o dia para terem o seu próprio espaço” acrescenta. Um terceiro objectivo “é promover uma sensibilização da comunidade para as potencialidades deste jovens e inclui-los no mercado de trabalho”.
A primeira edição termina hoje, mas há mais acções marcadas para as últimas semanas de Outubro e Novembro.
Escrito por Brigantia