Sáb, 09/10/2010 - 16:59
Com uma sexta e ultima etapabastante curta, as expectativas maiores diziam respeito à disputa pela vitóriaentre Marc Coma e Francisco Lopez, com os restantes pilotos atentos a qualquersituação mais anormal que pudesse acontecer. Hélder Rodrigues, que vinha logono ultimo lugar do pódio, acabou por fazer uma prova tranquila, ao ritmo dosprimeiros, sem oportunidade para ir muito mais além do que a defesa do seu 3ºlugar que facilmente garantiu.
O espanhol da KTM, acabou porvencer novamente a etapa e consequentemente a prova, terminando a mais de 7minutos de Francisco Lopez que também sentiu dificuldade para fazer face àmaior potencia das motos com 690cc.
Para Hélder Rodrigues, 4ºclassificado na etapa, este foi um dia “sem grande história, excepto aconsagração de 6 dias de esforço e subida ao 3º lugar do campeonato, que me abregrandes expectativas para o Dakar deste ano, pois provei mais uma vez queconsigo andar ao ritmo dos primeiros mesmo não sendo um piloto de fábrica”.
Mantendo-se sempre entre os 5primeiros de cada etapa disputada, o piloto da Yamaha TMN Red Bull Team,procurou apostar na consistência de resultados, pressionando os primeirossempre que um tipo de terreno mais técnico, reduzia a diferença das 690cc paraas 450cc. No final, bastante satisfeito com a prestação da sua moto, o melhorrepresentante português de sempre no Dakar, mostrava-se “bastante agradado como potencial da moto que desenvolvi até agora, o que nos abre boas perspectivaspara conseguirmos um melhor resultado no Dakar, principalmente neste ano em quenão haverá as 690cc e como tal, estaremos todos em igualdade”.
Com regresso agendado paraPortugal já amanhã, Hélder Rodrigues entra agora na preparação intensiva doDakar, tendo ainda presença garantida em algumas provas habituais depreparação mas já com o Dakar no pensamento.
Classificação da etapa:
1º Marc Coma em KTM 690cc1:55:45
2º Francisco Lopez em Aprilia RXV450 + 7:56
3º Jacek Czachor em KTM690 Rally + 9:51
4º Hélder Rodrigues em Yamaha WR450 + 10:19
Classificação final:
1º Marc Coma em KTM 690 Rally21:18:50
2º Francisco Lopez em Aprilia RXV450 +8:23
3º Hélder Rodrigues emYamahaWR450 +19:50