Qua, 29/09/2010 - 15:48
A dupla Filipe Campos/Joana Sotto-Mayor venceu a prova a seubelo prazer, consolidando e aumentando a vantagem conseguida na Super Especialde sexta-feira. O resultado em estrada foi ainda mais expressivo, já que BernardoMoniz da Maia e Jaime Baptista terminaram no 2º lugar da geral, mas foramentretanto desclassificados por terem falhado um controlo de passagem.
A Yser Racing Team cumpria, assim, nas pistas da zona raianada Beira Baixa os objectivos a que se propôs, numa prova que assumiu como umteste em condições reais para o assalto ao título em Portalegre.
Adoptouum ritmo muito bom, como bem ficou demonstrado pelos resultados em pista, econseguiu através do Filipe Campos mais uma vitória que enriquece ainda mais ocurriculum do piloto. Mas não só o seu, pois o facto de Joana Sotto-Mayor o teracompanhado nesta prova da Escuderia Castelo Branco, permitiu-lhe ser aprimeira mulher de sempre a vencer uma prova do Campeonato de Portugal de TT.
Filipe Campos esteve, de facto, irrepreensível ao longo dosmais de 300 quilómetrosda prova, terminando com uma vantagem superior a 30 minutos para o segundoclassificado. “Foi uma vitória muito suada, pois estava muito calor e todo olongo percurso foi feito sob sol intenso. Para além disso a pista era muitoescorregadia, pelo que toda a atenção era pouca. De qualquer modo, imprimimos sempreum andamento muito forte e o nosso BMW X3 CC esteve sempre impecável. A escolhade pneus foi também acertada e tudo isso levou a que não fosse preciso parar naassistência, poupando tempo precioso.” Feliz com a vitória, o piloto mostrou-se“preparado para a batalha de Portalegre, onde tudo se vai decidir, mas se jáestávamos confiantes na renovação do título, depois deste teste ainda estamosmais.”
Já Bernardo Moniz da Maia estava, naturalmente, desapontadona chegada a Idanha-a-Nova, já que viu esfumar-se o esforço imposto ao longodos dois dias de prova. “Fizemos uma corrida impecável, não precisámos de pararna assistência, o que demonstra bem a fiabilidade do BMW X3. Imprimi um ritmomais forte no início de cada volta, tentando depois gerir o andamento na zonamais técnica. Quando vi que estava a recuperar tempo para o Miguel Barbosa,tentei dar o tudo por tudo, mas depois de o ver parado o pensamento foi o denão cometer erros e chegar ao fim sem problemas. Afinal os problemas ocorrerampor uma questão regulamentar.”
Classificação Final
1º Filipe Campos/Joana Sotto-Mayor (BMX X3) 4h13m29s
2º José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi) a 22m42s
3º Paulo Graça/Frederico Soares (Strakit) a 35m20s
4º Américo Antunes/Paulo Fiúza (Mitsubishi) a 37m55s
5º Rui Sousa/Carlos Silva (Ysuzu) a 43m31s
Classificação no Campeonato Nacional de TT
1º Filipe Campos 35Pontos
2º José Dinis Lucas 31 Pontos
3º Miguel Barbosa 26 Pontos
4º Bernardo Moniz da Maia 26 Pontos
5º Ricardo Porém 23 Pontos