Qua, 29/09/2010 - 09:22
A cerimónia de entrega das bandeiras decorreu no Parque Linear de Ourém e galardoou 10 escolas do concelho de Macedo.
Ao todo, só houve mais 4 escolas a serem reconhecidas no distrito.
O Agrupamento Vertical Luciano Cordeiro, em Mirandela, as escolas secundárias Emídio Garcia e Miguel Torga em Bragança e o jardim-de-infância de Candoso, em Vila Flor, as restantes 10 são todas de Macedo de Cavaleiros: 3 escolas e 7 jardins-de-infância. Este ano houve mais uma escola a ser reconhecida do que no ano passado, uma situação que Paulo Dias, presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros já esperava, tendo em conta o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
“Conseguimos ganhar, alargando o número de bandeiras”, sublinhou.
Paulo Dias explica que o Agrupamento é “avaliado externamente”. “Mas o que tem que haver são práticas de cuidado ambiental, como a recolha selectiva de lixo, torneiras são temporizadas, as lâmpadas são frias, não incandescentes, há um conselho eco-escolas…”
Segundo Paulo Dias, o novo Centro escolar também já está preparado para se candidatar ao programa eco escolas.
O programa eco-escolas é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e segue os critérios estabelecidos pela Fundação para a Educação Ambiental. Ao todo serão hasteadas 1041 bandeiras verdes em 207 municípios. O Programa Eco-Escolas conta a nível internacional com cerca de 20000 escolas, em 46 países.
Destas, 14 são do Distrito de Bragança. Duas de Bragança, uma de Mirandela, outra de Vila Flor e dez de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por CIR