Qui, 23/09/2010 - 09:28
A ministra da cultura confessa ter ficado impressionada com a qualidade manifestada pela orquestra da Esproarte na sessão de boas vindas à titular da pasta da cultura.
Gabriela Canavilhas teceu rasgados elogios à escola profissional de arte de Mirandela que diz ser um exemplo nacional de sucesso neste sector e que vem provar que a interioridade não é só sinónimo de dificuldades mas também de uma região onde existe muito talento.
“É um exemplo de eficácia na concretização dos objectivos que é a educação pela música no sentido em que é uma escola que congrega não só o ensino geral como o ensino específico da música que tem dado resultados extraordinários” pois “é uma escola respeitada e invejada por muitas outras do resto do país, como um exemplo de sucesso”.
Por outro lado, “é um sinal de como a interioridade não tem de ser sinónimo de dificuldade e desintegração” salienta.
Desafiada pelo presidente da câmara de Mirandela a apoiar à construção de um novo edifício para a Esproarte, dado que as actuais instalações são exíguas, Gabriela Canavilhas deixou a garantia que o Governo não vai ficar alheio ao sucesso da escola.
“Os bons exemplos são para serem acarinhados e portanto esta escola merece ser acarinhada e certamente que o Governo não estará alheio ao sucesso que esta escola tem conseguido concretizar”.
Apesar de não avançar que tipo de apoio poderá conceder, o autarca de Mirandela e também presidente da entidade proprietária da Esproarte (ARTEMIR), diz ter ficado muito satisfeito com as declarações da ministra da Cultura que deixou uma porta aberta para ajudar na construção de um novo edifício que passará por uma parceria público-privada.
“Nós vamos construir as instalações numa parceria público-privada quando tivermos crédito bancário para estabelecer essa parceria e o que queremos do Ministério da Cultura é que depois nos dê o parecer favorável à ao programa comunitário ON2 que tem verbas para instalações” explica José Silvano.
Esproarte de Mirandela, uma escola com 20 anos de vida.
Escrito por CIR