Concept Citroen Lacoste: Descontração e Requinte

PUB.

Qua, 22/09/2010 - 13:12


Representante de um estado de espírito, de um modo de vida e mesmo de uma postura, esta viatura torna-se numa óbvia referência ao mundo do lazer e do prazer. Um projecto para conhecer com pormenor. 

 

Com seu porte activo e sua alegria de vida, sendo em simultâneo tecnológico e inovador, o Concept Citroen Lacoste faz das viagens uma experiência inédita, uma aventura sensoriale sem igual para todos os seus passageiros.

Puro, simples e descontraído mas mantendo a sofisticação, coloca a definição do veículo do amanhã num novo patamar, um veículo em que a vontade é de colocar um pontofinal à expressão de «sempre mais» em que se baseia muitas vezes o mundo automóvel.

Esta viatura vem, assim, alimentar a reflexão da Citroen nesta abordagem, que incide sobre os elementos essenciais para criar novos modelos, torná-los acessíveis, mas mantendo a ambição em termos de emoções, nomeadamente através da valorização do estilo.

Chique na sua sobriedade e elegantemente descontraído, este automóvel revela, à primeira vista, uma mudança na morfologia geral do que deve ser um desportivo: uma cintura elevada, guarda-lamas salientes e texturados, portas minimalistas, rodas colocadas nos cantos da carroçaria e jantes que relembram bolas de golfe.

O seu físico muito arejado atrai as atenções, encerrando a promessa de favorecer de um modo claro as sensações de condução, tendo como base as directrizes de engenho e elegância.

Assim, graças às amplas aberturas nas portas da frente e à ausência de tecto rígido, os passageiros têm um contacto directo com os elementos.

A viagem abordo acorda os sentidos, em vez de os manter fechados numa bolha protectora que os afasta do mundo, fazendo com que os ocupantes deste modelo evoluam numa realidade própria, onde as sensações são ampliadas. E se tal não fosse suficiente, este «concept-car» permite que se rebaixe na totalidade o pára-brisas, até ao seu completo desaparecimento, fazendo com que nesta configuração, ele se misture com as linhas do capot.

Do seu próprio modo, o modelo avança o seu próprio conceito actual de realidade aumentada em que a percepção do mundo tem uma nova acuidade, como se os sentidos fossem exacerbados.

A elegância do Concept Citroen Lacoste está no facto de conseguir transportar esta abordagem para a realidade, conservando a leveza que se encontra na sua génese. O modo de propulsão está, também, directamente ligado ao processo.

Este protótipo optou por um motor de três cilindros a gasolina, bloco adequado para locomover um veículo com as suas dimensões e peso. Flexível, económico e ambiental, este pequeno motor permite a participação nesta experiência em atmosfera divertida.

Respeitador do seu ambiente graças à motorização aplicada, o modelo também o é nas suas opções de design. Dentro do espírito de um «buggy» temerário, este modelo conta com pneus de grandes dimensões.

Simultaneamente compacto e robusto (comprimento: 3,45m; largura: 1,80 m; altura: 1,52 m; e distância entreeixos: 2,30 m),o modelo expressa um «savoir-faire» e uma maestria sem falhas.

Desta sobriedade nasce o carácter mais chique e descontraído deste veículo. A sua carroçaria faz prolongar este efeito: tendo como cor principal o branco-nacarado, a carroçaria do Concept Citroen Lacoste surge destacada por amplas secções em azul-marinho escuro, complementadas por ligeiros elementos de destaque que sublinham os volumes do veículo.

Não existem propriamente portas à frente, mas umas amplas aberturas que sublinham o estilo da viatura. Aceder aos lugares traseiros? Nada mais fácil. Há apenas que saltar para bordo e sentar nos lugares disponíveis. E dado que o espaço é uma questão imperativa, os bancos são escamoteáveis e podem esconder-se no fundo da bagageira, libertando espaço importante para bagagens, material de desporto, etc…

Para além disso, o modelo pode ser embelezado segundo as várias temáticas de desporto para o qual foi pensado: raquetes de ténis, tacos de golfe, skis, pranchas desurf, bicicletas, bolas, etc, elementos que permitem aos utilizadores escolher o tema do seu fim-de-semana.

Num cruzamento entre o mundo automóvel, a moda e o desporto, o Concept Citroen Lacoste multiplica as referências destes diferentes universos.

Assim, o interior do veículo conta com uma abundância de espaços de arrumação para facilitar a vida a bordo.

Finalmente, também as ópticas à frente e atrás deste «concept-car» se mostram discretas, quase invisíveis.

Dissimuladas sob o azul-marinho do veículo, parecem nem existir até que iniciem a sua função. Para além de permitirem uma aparente sobriedade visual, esta solução permite uma entrada em cena única e mágica das funções de iluminação.

Hoje, a Citroen e a Lacoste expressam-se a uma só voz para dar vida a um protótipo único, uma viatura concebida como um verdadeiro "fetiche" , traduzindo-se numa expressão emblemática de um modo de vida, como se tratasse de um manifesto de valores que são caros às duas marcas.