Ensino da música alargado a crianças carenciadas com criação de orquestra

PUB.

Sex, 10/09/2010 - 09:12


Mirandela vai ter uma das 5 Orquestras Geração que vão ser criadas em Portugal pela Fundação EDP. Estas Orquestras Geração pretendem proporcionar aos jovens carenciados o acesso ao ensino musical.  

A presidente da direcção da Escola Profissional de Arte de Mirandela (Esproarte), explica que neste projecto “os instrumentos vão ser oferecidos porque esses alunos nunca poderiam ter acessos aos instrumentos de cordas de outra forma”.

Por outro lado, “essa orquestra vai ser criada com a ajuda de um financiamento da Fundação EDP e vai ser muito importante para esses jovens que estão a ser rigorosamente seleccionados” acrescenta Gentil Vaz.

 

A Orquestra Geração vai ter 25 alunos e irá funcionar em instalações cedidas pelo Centro Juvenil Salesiano de Mirandela.

 

Entretanto, realiza-se na cidade do Tua o 11º Estágio da Orquestra Aproarte.

De 12 a 17 de Setembro, cerca de 100 jovens vão treinar para o concerto a realizar na Casa da Música no Porto, no próximo dia19.

A Orquestra Sinfónica Aproarte surgiu em 1999, com o objectivo de promover e dignificar o ensino da música, artístico e profissional.

A Aproarte integra actualmente, como associadas, todas as escolas profissionais de Música em actividade, do continente e da Madeira.

Gentil Vaz faz o convite para os vários concertos que vão decorrer na próxima semana em Mirandela.

 

“Este ano, vamos ter aqui pela primeira vez um estágio que vai culminar com um concerto de música” refere. “À primeira vista parece uma coisa banal, mas é um evento nacional e vamos ter a trabalhar connosco 100 jovens músicos de todos o país e eu convido todos a assistir aos ensaios que no fundo vão ser pequenos concertos de preparação” acrescenta.

Escrito por CIR