Qui, 09/09/2010 - 09:23
“Nós temos o projecto já elaborado para a ampliação da Casa da Seda e vai consistir no alargamento do auditório para que haja mais espaço” explica o presidente da direcção, Hernâni Dias, acrescentando que “na parte superior é para que os colaboradores, que agora lutam com dificuldades de espaço, possam estar numa situação bem mais confortável que lhes permita desenvolver um trabalho melhor”.
Esta intervenção vai ser feita “dentro de algum tempo que não sei precisar neste momento. O projecto está em fase de adjudicação”.
O anúncio foi feito durante a apresentação pública do programa de actividades do centro para este ano.
Vai haver um novo concurso que vai desafiar professores e alunos a construir catapultas.
“Vai consistir na construção desses mecanismos que eram utilizados para arremessos de material em guerras” explica a coordenadora do Centro de Ciência Viva de Bragança. “Achamos que era uma forma de os miúdos se interessarem por algo que tivesse a ver com a Física e com uma componente lúdica”.
O concurso vai ter duas categorias. Uma “direccionada para os alunos de Física, Mecânica e cursos profissionais que vão construir e potenciar o melhor funcionamento das alavancas” e outra para os alunos de História e Informática “elaborando trabalhos teóricos e de design em computador” acrescenta Ivone Fachada.
Este ano o Centro de Ciência Viva aposta também na formação para professores. “Ao longo destes últimos dois anos fomos sentindo esta necessidade por parte dos professores e este ano conseguimos uma parceria com o Centro de Formação de Professores” avança. “Esperamos ir ao encontro das necessidades formativas dos professores que muitas vezes tem de se deslocar para fora de Bragança e agora têm aqui um pólo para ir buscar esses recursos”.
O Centro de Ciência Viva de Bragança está a funcionar há três anos e as actividades que programa pretendem aproximar a ciência da sociedade.
Escrito por Brigantia