Médico volta a Fradizela 20 anos depois

PUB.

Qui, 22/07/2010 - 11:29


Quase 20 anos depois, Fradizela, aldeia do concelho de Mirandela, voltou a ter médico e cuidados de saúde. No concelho já são cinco as freguesias que dispõem de Unidades de Saúde em Espaço Rural.  

Um projecto-piloto do Grupo CESPU-Cooperativa de Ensino Superior que através de uma parceria com a autarquia de Mirandela, tornou mais próximos os cuidados de saúde às populações rurais. Objectivos que criaram o projecto SER (Saúde em Espaço Rural) a funcionar desde o passado dia 10 de Maio, integrado na rede Nova Saúde.

Na freguesia de Fradizela a população está mais do que satisfeita com esta iniciativa

“Até agora está a correr bem. Daqui em diante veremos”, diz um dos idosos que habitam na aldeia. Já outra utente revela que “a gente tinha de ir daqui para Mirandela, apanhar o autocarro ou um táxi, tudo a pagar. E onde é que dava, se os ordenados já são pequenos? Agora é só sair de casa”.

As cinco freguesias de Mirandela, que dispõem já destas unidades clínicas, contam com equipas multidisciplinares que prestam vários serviços de apoio às pessoas, aqui descritos por Cordeiro Tavares, vice-presidente do grupo Cespu.

“Além da enfermagem e da fisioterapia vai haver higiene oral. Também já temos médico que faz medicina familiar. E temos já podologia e psicologia clínica. A par disso, tudo quanto é meio complementar, procedemos às recolhas e transportamos as recolhas e os doentes, também, quando precisem de uma consulta de especialidade mais aprofundada. E quando precisem de medicamentos, trazemo-los às pessoas.”

Para o presidente da Junta de Freguesia de Fradizela, José Sousa, este é um sonho tornado realidade.

“As pessoas pensavam que isto não passava de um sonho. É que são muitas as pessoas da terceira idade que se deslocavam ao centro de saúde de Mirandela. Notam-se mais confiantes, vivem com mais alegria. Nem há palavras para classificar.”

Esta é também uma oportunidade para criar estágios remunerados aos licenciados desta Cooperativa de Ensino Superior. A Câmara de Mirandela comparticipa em parte, este projecto, o que permite aos utentes pagar apenas 2,5€ por consulta.

O Grupo Cespu pretende alargar este projecto de Saúde em Espaço Rural a outros concelhos do distrito de Bragança que já se manifestaram interessados.

Neste momento funciona apenas no concelho de Mirandela, nas freguesias de Fradizela, Mascarenhas, Franco, Lamas de Orelhão e Passos.

Escrito por CIR