Sex, 25/06/2010 - 10:14
Três dos projectos são na área da deficiência e neste âmbito o Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, constituiu uma inovação.
Apresentou um projecto para a construção de um lar residencial, residência autónoma e centro de actividades ocupacionais com capacidade para 77 utentes.
“O apoio às pessoas com deficiência é o serviço que está mais em falta no nosso distrito” diz o padre José Bento, presidente do Centro Social. Por esta razão é que a instituição decidiu dar este passo. “São pessoas fragilizadas e havendo essa necessidade sentimos que poderia ser uma oportunidade para nós continuarmos a fazer o nosso serviços de solidariedade” acrescenta.
“Este projecto vai ter três valências: lar residencial para 24 utentes, residência autónoma para 13 pessoas e um centro de actividades ocupacionais para 40” explica.
Este projecto, orçado em um milhão e 300 mil euros, vai receber um milhão de financiamento.
Deve estar a funcionar dentro de 3 anos.
Outras três candidaturas igualmente aprovadas são na área do apoio a idosos.
Na freguesia de Rebordelo, concelho de Vinhais, vai ser construído um lar de idosos com serviço de apoio domiciliário.
O projecto vai custar um milhão de euros e receber 600 mil de financiamento.
“Nós já lançamos o projecto, já está em construção com o apoio da câmara. O lar tem capacidade para 30 idosos” adianta o padre Paulo Pimparel, presidente do Centro Social e Paroquial de Rebordelo, esperando que esteja concluído dentro de um ano. “Tínhamos de começar porque era urgente criar este equipamento no concelho. É uma zona com uma população muito envelhecida e muitas pessoas vivem sozinhas” realça.
As instituições assinaram ontem os protocolos com a Segurança Social.
A directora regional salienta a importância destes projectos para a criação de postos de trabalho.
“Através dos guiões técnicos sabemos que para este número de vagas precisamos de um quadro de pessoal específico” refere Teresa Barreira. “Admitimos que haja instituições que já estão a funcionar possam manter o quadro que já têm e ampliá-lo” acrescenta, “mas vão criar muito empregos na região”.
Na área da deficiência foi ainda contemplada a CERCIMAC de Macedo de Cavaleiros com um projecto para construção de lar residencial, residência autónoma e centro de actividades ocupacionais no valor de um milhão de euros, com 700 mil euros de financiamento.
Também a APPACDM de Mirandela vai receber 600 mil euros para concretizar um projecto de lar residencial e centro de actividades ocupacionais que vai custar 800 mil.
Na área do apoio a idosos também vai ser beneficiado o projecto da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro para a construção de um lar de idosos no valor de um milhão e meio de euros, financiado em 900 mil.
Já o lar de São Pedro dos Serracenos, em Bragança, vai ser ampliado.
Uma intervenção orçada em 250 mil euros e que vai receber 150.
Escrito por Brigantia