NAC "desiludido" com número de pilotos na Rampa de Bragança

PUB.

Qui, 24/06/2010 - 13:40


O Nordeste Automóvel Clube mostrou a sua desilusão em relação ao número de inscritos para a Rampa de Bragança 2010.

 

Em comunicado, a direcção do clube faz saber que a prova deste ano só não foi anulada, porque existem compromissos com empresas comerciais impossíveis de anular.

Para o Clube, o esforço que está a ser feito para esta organização, não está a ter o retorno devido, já que nem pilotos nem investidores publicitários, respondem ao chamamento para este tipo de iniciativas.

A desilusão do NAC vai ainda mais longe, quando se refere à eventual transmissão televisiva do evento, e diz "...no dia em que as condições económicas o permitam, tentaremos “comprar” o Serviço Público de transmissão televisiva a fim de nos dar uma ajuda com a transmissão de coisas públicas que por terem lugar no interior do País merecem estar nas primeiras linhas dos editoriais do serviço que come uma boa percentagem dos nossos impostos..." (leia o comunicado na integra, no fundo da notícia).

Apesar de tudo, o NAC garante que Bragança vai receber uma boa prova, já que estão reunidas condições para o espectáculo motorizado. A animação principal passa pela Categoria 2. Com a ausência do actual campeão absoluto, Pedro Salvador, a discussão em pista passa por Paulo Ramalho, António Barros e João Portinha. Um dos três poderá chegar ao final da Rampa da Serra de Nogueira em primeiro lugar.

Para já, a diferença no Campeonato entre Paulo Ramalho(1º) e António Barros(2º) é de apenas um ponto, que Barros quer anular este Domingo, disse "...estou pronto para lutar pela vitória, o meu carro está impecável, sei que não vai ser nada fácil, pois o meu principal adversário, o Juno SSE do Paulo Ramalho tem uma rampa com muitas rectas, por isso mais favorável para ele. Mas há que lutar até ao fim, é por isso que eu corro, aliás isso é mais um factor motivante que me leva aos limites do BRC CM 05 Evolution, e quem sabe senão poderá haver alguma surpresa, que por vezes surge no nosso automobilismo, e o Campeonato Nacional de Montanha não é excepção”. Apesar de estar centrado em Paulo Ramalho, o piloto não esquece que tem à perna João Portinha, “é verdade, está de prova para prova a andar cada vez mais depressa, é outro adversário que respeito muito, aliás penso que o Campeonato está ao rubro, muito disputado e espero que tudo me corra de feição”, acrescentou.

Entretanto Paulo Ramalho também reafirmou as sua intenções e virá a Bragança defender a liderança no Campeonato de Portugal de Montanha e por isso, também quer ganhar.

Na categoria 1, a liderança é inequívoca para o piloto de Murça, António Nogueira, que em Bragança deverá repetir a vitória do ano anterior.

Na Categoria 3 as atenções vão estar voltadas para o Lola T70 de Martine Pereira, quer pela espectacularidade do carro, quer porque foi o vencedor da Rampa de Murça, facto que muito motivou o piloto, que já declararou "vou para ganhar, o carro está impecável, bem afinado. É uma rampa que gosto muito, bem rápida, de acordo com as características do meu Lola T 70, e só espero que tudo corra bem, e me possa divertir com os meus adversários em pista e amigos fora da prova". Atento vai estar também Armando Sainhas, que não quer perder vantagem sobre Martine Pereira, já que os dois pilotos estão em ex-equo com 16 pontos no Campeonato Clássicos Montanha.

Com as temperaturas previstas a rondar os 25ºC, espera-se um domingo de céu nublado com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.


COMUNICADO DO NORDESTE AUTOMÓVEL CLUBE

Com o encerramento das inscrições e a publicação da Lista de Inscritos na edição 2010 da Rampa de Bragança, termina mais uma etapa da calendarização regulamentar, para este tipo de eventos. Não fora o facto de ser difícil reaver parte do valor aplicado na inscrição da prova no respectivo campeonato, não fora o facto de os nossos habituais parceiros terem estado ao nosso lado, não fora o facto das muitas despesas já efectuadas, nomeadamente com a aquisição de troféus, trabalhos de tipografia, grafismo e outros, pagamento da licença junto do PNM/ICNB, pelo facto de o percurso estar incluído numa zona de rede natura, contratação de alojamentos e restaurantes, impedidos deste modo de receber outros eventuais e potenciais clientes, e a Direcção do Nordeste Automóvel Clube, teria que forçosamente anular esta prova.

Não é gratificante, dedicar tanta atenção a este evento, darmos tanto de nós próprios em prol da modalidade, praticar preços abaixo da média se tivermos em linha de conta a inclusão no valor da inscrição de quarto duplo em hotel de **** para uma noite e a oferta de 3 almoços por cada piloto inscrito a decorrer durante a cerimónia de entrega de prémios, e chegar a este momento e verificar que apenas 17 pilotos responderam sim a este chamamento da nossa agremiação

Sabemos como ir buscar mais pilotos, pelo menos aqui da vizinha Espanha, mas no dia em que o NAC tiver desafogo económico para convidar pilotos a participar nas suas provas, mediante, apenas o pagamento da taxa do seguro de prova, vai fazê-lo com pilotos portugueses; por outro lado no dia em que as condições económicas o permitam, tentaremos “comprar” o Serviço Público de transmissão televisiva a fim de nos dar uma ajuda com a transmissão de coisas públicas que por terem lugar no interior do País merecem estar nas primeiras linhas dos editoriais do serviço que come uma boa percentagem dos nossos impostos, pois de outro modo estaremos cada vez mais votados ao ostracismo, ao esquecimento, enfim a ser os eternos “desgraçados” onde nada acontece, nada se passa e aonde continua a ser muito difícil a deslocação de quem vive mais para o litoral.

Uma certeza podem no entanto ter os 17 magníficos que vão cumprir esta etapa do CPM. A Organização vai estar com o mesmo empenhamento, com o mesmo profissionalismo, dotada como sempre do melhor que há em termos de segurança, activa e passiva, com mais uma colecção de troféus originais, com um mega almoço em perspectiva, onde garantimos, a boa gastronomia e a habitual simpatia e cortesia brigantinas, não vão faltar. A tudo isto, acrescentar que este ano e pela primeira vez, a LOCALVISÃO irá fazer a cobertura no sábado, desde a chegada dos pilotos ao final das Verificações, e que no Domingo será a vez dos treinos e subidas de prova, com uma equipa dotada de meios que vão proporcionar a realização, daquele que será sem dúvida, um dos grandes trabalhos dos estúdios em Bragança para este verão.

Uma palavra pois de agradecimento, primeiro para a Câmara Municipal de Bragança, o principal e primeiro responsável pela possibilidade que o clube tem de realizar este e outros eventos ao longo do ano. Depois para os que em nós acreditam e não deixam de contribuir, das mais variadas formas e acções, com as nossas necessidades e que de modo singular e desinteressado nos ajudam, nos incentivam e nos permitem continuar a pensar que vale a pena lutar e apostar em voltar a trazer eventos como este até ao Nordeste Transmontano.

É pois com orgulho que no Livro e Cartaz da Rampa exibimos o potencial de alguns dos nossos principais patrocinadores. É pois com orgulho que podemos alegar, que desde a primeira edição em 2005 entidades como a Delegação Regional de Bragança das Estradas de Portugal S.A, a Guarda Nacional Republicana, o grupo de médicos e enfermeiros que anualmente se disponibilizam a assegurar, juntamente com a colaboração do CHNE e Bombeiros Voluntários de Bragança, um dos mais completos e eficazes Planos de Segurança jamais visto, para uma prova com a extensão máxima do trajecto a cifrar-se apenas nos cinco quilómetros de extensão.

Os nossos agradecimentos para a Comunicação Social nas suas mais variadas e actuais vertentes. Quem connosco tem estado sabe que esta gratidão lhe é endereçada e que a eles nos temos referido quando da feitura dos cartazes alusivos aos nossos eventos.

Por tudo isto voltamos a repetir - “Sim, é isso, nós no Nordeste Transmontano somos capazes. Venham ver”.

A Direcção do NAC