NAC lança comunicado da Rampa de Bragança

PUB.

Qua, 02/06/2010 - 18:38


"Como tem vindo a acontecer desde 2005, Nordeste Automóvel Clube e Câmara Municipal de Bragança, organizam nos próximos dias 26 e 27 de Junho mais uma edição da Rampa de Bragança, a 5ª ronda do Campeonato de Portugal de Montanha.

Sendo sempre uma incógnita o número real de inscritos neste tipo de provas, optou-se pela modalidade, verificações documentais e técnicas na tarde de sábado, dia 26, e subidas de treinos e prova, na manhã de Domingo, dia 27.

Se nos perguntarem se esta é a mais correcta opção, assinalamos já que não, e o Nordeste Automóvel Clube foi obrigado a adoptar este horário quando o número de inscritos começou a diminuir e tudo o resto a aumentar desmesuradamente. No entanto, se o número de pilotos participantes o vier a justificar, de bom grado, proporemos à FPAK, alteração do horário. Este seria o nosso maior gosto.

Para além das taxas de inscrição de provas junto da entidade federativa, para além do valor de licenças a requerer na entidade federativa, para além da taxa de associado da entidade federativa, para além dos seguros, quer os que estão sobra a alçada da FPAK, quer outros, para além das despesas com forças da ordem, etc. …, tudo não pára de aumentar ano a ano, como se a modalidade Campeonato de Portugal de Montanha estivesse a crescer, a desenvolver-se época atrás de época, enfim, como se de uma excepção se tratasse no panorama nacional do Desporto Automóvel.

Lamentavelmente esquece-se quem de direito que a modalidade é a única que possibilita às populações de terras como Bragança, Murça, Covilhã e outras, verem ao vivo automóveis de competição preparados para velocidade pura e que é no asfalto que são capazes de mostrar todo o seu potencial.

Neste sentido, o Nordeste Automóvel Clube, o seu habitual parceiro, Câmara Municipal, e patrocinadores, num verdadeiro esforço e ginástica financeira, para ser possível com a habitual dignidade, receber os participantes que se inscrevem na Rampa de Bragança, e pese embora não seja o que consta do Regulamento Particular da Prova já aprovado pela FPAK e enviado aos pilotos, vai continuar a manter no valor da inscrição o almoço de Domingo para os pilotos e elementos das equipas, num total de 3 almoços oferecidos por inscrição realizada.(A introduzir oportunamente no Aditamento Nº 1 ao Regulamento Particular da

Prova). Também a Comunicação Social voltará este ano a ser convidada para o referido repasto que se realizará no mesmo local em que terá lugar a Distribuição de Prémios, tudo isto no coração da cidade, e a ter lugar nas instalações de Bragança da Pousada da Juventude.

Estamos cientes que em termos organizativos, outras provas haverá das quais estaremos neste ou naquele item mais afastados, e até porque a subjectividade de quem observa estas coisas, nem sempre é igual à nossa, não é pior nem melhor, é apenas diferente.

Mas de um facto temos a certeza, dele muito nos orgulhamos, por ele lutamos anualmente, e por ele fazemos muitos esforços. Ninguém tem conseguido com os valores que temos de taxa de inscrição, oferecido tanto quanto o NAC tem dado a quem se inscreve na Rampa de Bragança. Deste facto real ninguém duvida, julgamos nós. Entrega de lembranças a todos os pilotos presentes, quarto duplo em hotel de **** e almoço na cerimónia de Distribuição de Prémios.

E por isso, já depois do regulamento aprovado, não nos poupamos a esforços para ser possível voltar a ter o que havíamos feito em anos anteriores, e que nos orgulhamos agora estar em condições de publicamente podermos anunciar.

Pela nossa parte estamos cientes de que temos a lição estudada. Que pelo seu traçado natural, pelas medidas de segurança implementadas, pela beleza das paisagens e gastronomia locais, pela simpatia e trato das gentes de Bragança, tudo se conjuga para que a Rampa de Bragança mereça a presença de muitos pilotos e de muito público ao longo dos seus cinco quilómetros de extensão da prova.

A todos, patrocinadores, Comunicação Social, pilotos e publico, o nosso reconhecido obrigado por estarem connosco e acreditarem que nós somos capazes. Sim, é isso, nós no Nordeste Transmontano somos capazes. Venham ver."