Qua, 31/03/2010 - 10:18
O serviço de passageiros será reiniciado com o horário que estava em vigor antes da suspensão da circulação, em 25 de Dezembro de 2009, dia em que uma grande derrocada de pedras destruiu cerca de 30 metros da via, ao quilómetro 142,5.
Depois de várias semanas de obras de reparação da linha e de consolidação da encosta, estão repostas as condições de segurança. Mesmo assim, a circulação vai ter restrições à velocidade dos comboios naquele local de declive muito acentuado.
Todas as condicionantes serão levantadas quando estiver concluída a empreitada de consolidação de toda a encosta próxima da via, numa área de cerca de um hectare, e que decorre até Setembro.
Os trabalhos adjudicados à empresa OFM, pelo valor de cerca um milhão e 150 mil euros, contemplam a colocação de redes de aço de alta resistência de tripla torção, capazes de suster blocos que possam vir a desprender-se futuramente. Também estão a ser feitas pregagens com varões de aço para segurar pedregulhos fracturados que estavam em risco de cair.
Também amanhã começam as obras de recuperação do edifício da Estação do Tua, em Carrazeda de Ansiães, que no mês de Agosto do ano passado foi destruído por um incêndio que teve origem em duas carruagens antigas.
As obras devem estar prontas até Junho e vão custar pouco mais de 100 mil euros.
Escrito por CIR