Projecto para “INTEGRAR” imigrantes na comunidade transmontana

PUB.

Sex, 26/03/2010 - 09:49


As comunidades brasileira e dos países do leste são as mais representativas no distrito de Bragança. Em Macedo de Cavaleiros, foram ontem apresentados os resultados de nove meses de trabalho do projecto INTEGRAR, nos cinco municípios que a ele aderiram. O objectivo é proteger e integrar os imigrantes na comunidade transmontana.  

Apenas cinco dos doze municípios do nordeste transmontano estão empenhados em diagnosticar e caracterizar a população imigrante na região, identificando os seus principais problemas e trabalhando para a resolução dos mesmos: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mogadouro.

A animadora do Conselho Local da Acção Social de Macedo de Cavaleiros, refere que os imigrantes podem ajudar a desenvolver a região porque “nós temos falta de capital humano e grande parte dos imigrantes que estão no nosso país são uma mais valia ao nível das suas competências”. “Podem ajudar a desenvolver projectos para promover o desenvolvimento da região”salienta Salomé Caturna.

 

A técnica adianta que no futuro, a intenção é colocar pelo menos um imigrante em cada Conselho Local de Acção Social do distrito. “Este projecto nasceu em Macedo, mas pode estender-se a todo o distrito para trabalharmos numa rede de colaboração, promovendo a integração em todos os concelhos” afirma.

 

E para isso é preciso que nasçam projectos, com assinatura de imigrantes, em cada um dos concelhos transmontanos.

A integração no mercado de trabalho é agora a maior preocupação do projecto INTEGRAR. “Muitos imigrantes têm cursos superiores só que chegam cá e não têm certificação e têm de passar por um enorme processo burocrático para a conseguirem. Por isso, um dos nossos objectivos é ajudar a desbloquear esse processo para poderem ser integrados no mercado de trabalho em empregos com mais qualidade” explica.

 

A maioria começa pelas limpezas e pela construção civil, mas o INTEGRAR pretende readaptá-los e abrir-lhes horizontes nas suas áreas de formação.

Para quem não a tem, a finalidade do projecto é ajudar a obtê-la.

O projecto INTEGRAR decorre desde Outubro e termina agora no final de Março.

Escrito por CIR