Seg, 01/03/2010 - 13:15
Em Vimioso, a sala disponibilizada só está aberta uma vez por semana com um funcionário que se desloca de Bragança.
Os agricultores esperam nas filas desde madrugada ao frio e à chuva, já que o espaço é pequeno.
Muitos regressam a casa sem serem atendidos e vêem-se obrigados a regressar noutro dia.
“Primeiro o funcionário ainda vinha às segundas e quartas, ele fazia o que podia, mas não dava aguento” explica Manuel Miranda dirigente da Confederação dos Agricultores de Portugal, acrescentando que “depois puseram só uma vez por semana”. “As pessoas precisam de fazer agora o parcelário ara depois entregar o subsídio até Maio, mas chegam aqui e vão embora, depois voltam a vir e a ir embora” salienta.
Arnaldo Fernandes era o primeiro da fila.
Depois de várias tentativas frustradas para ser atendido, hoje decidiu ir para a fila às três e meia da manhã “senão acontecia-me como nos outros dias que chego aqui e não consigo ser atendido, são dias perdidos” refere. “Deviam pôr mais funcionários” considera.
Situação semelhante já viveu José Fernandes e agora volta a ver-se confrontado com horas de espera para ser atendido. “Cheguei a vir às sete da manhã, mas já havia pessoas na fila e eu não era atendido” conta. “Depois um dia vim às duas e meia e já havia três pessoas. Passei a noite ao frio e à chuva para ser atendido às quatro da tarde”, mas agora “tenho de fazer umas correcções”.
O presidente da câmara de Vimioso adianta que na próxima semana, os serviços vão ser deslocados para o pavilhão multiusos da vila. “Já nos comprometemos a retirar daqui a instalações e na próxima semana vamos mudar para junto da Loja do Cidadão” adianta José Rodrigues revelando ainda que a autarquia está disponível para ceder funcionários para ajudar na actualização do parcelário dos agricultores. “Fizemos uma proposta ao secretário de estado e à Direcção Regional que podíamos ceder pessoal para fazer os parcelários”.
Fonte do Ministério da Agricultura garantiu à Brigantia que a Direcção Regional vai disponibilizar mais meios técnicos e humanos.
Por outro lado, vai também ser feita a marcação de dia e hora de atendimento com os agricultores para evitar situações como a que se viveu esta manhã.
Escrito por Brigantia