Menos multas de trânsito na Feira do Fumeiro de Vinhais

PUB.

Seg, 15/02/2010 - 18:05


Um balanço positivo é o resultado da iniciativa Segurança Rodoviária, Todos Responsáveis, levada a cabo por Governo Civil de Bragança e GNR durante os quatro dias da Feira do Fumeiro de Vinhais. Ao todo foram realizadas quatro operações, cada uma com uma duração de duas horas, em que foram fiscalizados 360 condutores.  

Segundo dados da GNR, sete apresentaram uma taxa de álcool no sangue superior a 0,5 gramas por litro de sangue, o que corresponde a menos de dois por cento dos condutores fiscalizados.

Números que levam o Governador Civil, Jorge Gomes, a considerar a operação “um sucesso”.

“Foi interessante ver que quando paravam já sabiam para o que iam, estavam bem informadas da campanha, o que quer dizer que se conseguiu atingir o objectivo de consciencializar as pessoas antes da feira. E quase me arriscava a dizer que foi o ano com menos contra-ordenações durante a feira de Vinhais, o que quer dizer que a campanha teve algo de positivo.”

Jorge Gomes sublinha que o objectivo não era a caça a multa mas apelar à segurança dos cidadãos.

“A única coisa que se fez nesta acção foi dar visibilidade à acção em si, mostrar que a GNR está mais preocupada com o cidadão do que com os autos levantados. Temos sete contra-ordenações mas se fossem zero estávamos muito mais satisfeitos”, sublinha. Jorge Gomes considera que estas acções têm de ser vistas pela positiva pois diz estar cansado “de ver sempre as pessoas queixar-se de que a GNR está sempre escondida”. “Mais não se pode fazer. Estes sete excessos de álcool foram de gente que, estando bem avisada, tem algum quê de inconsciência.”

Segundo o capitão Vítor Salgueiro, da Divisão de Trânsito da GNR de Bragança, este ano houve um terço dos autos levantados em 2008. E revela mesmo que havia condutores a pedir para serem testados.

“Sobretudo no sábado e no domingo à tarde tivemos pessoas a virem ter connosco a pedir para fazer o teste porque, segundo elas, na feira não se falava de outra coisa.”

Por isso, o Governador Civil promete repetir este tipo de iniciativas.

“Pretende-se que venham a repetir-se noutros locais. É uma questão a avaliar e discutir na próxima comissão distrital de segurança rodoviária.”

Ao todo, foram distribuídos 295 vales de desconto para serem usados em compras no comércio tradicional de Vinhais até 30 de Abril, aos condutores melhor comportados.

Escrito por Brigantia