Dom, 14/02/2010 - 21:52
O piloto BP Ford Abu Dhabi, começou a liderança na corrida na sexta-feira e foi concluída com êxito, depois de dois dias de contra-ataque ao actual campeão, Sebastien Loeb, que em um Citroen C4 WRC terminou em segundo lugar o rali, a 42,3 segundos.
A vitória no rali foi a 12ª do finlandês no Mundial de Ralis, que em 2009 perdeu o campeonato por um único ponto. Com o novo sistema de pontuação do WRC, Hirvonen amealhou os primeiros 25 pontos.
Depois de disputar o último troço com muito cuidado, na chegada à meta Hirvonen e o co-piloto Jarmo Lehtinen, saltaram para o tejadilho do seu carro para comemorar a vitória. "É absolutamente fantástico!" disse Hirvonen. "Estou muito satisfeito que tenha concluído o último troço, não imaginam como eu estava nervoso. É um começo perfeito para a época, nunca tinha ganho a primeira corrida do ano, mas depois de na última temporada eu tenho mais um ano de experiência. Agora eu quero continuar nesta linha. No México, começa uma nova luta, estou ansioso que chegue."
Depois de errar na escolha dos pneus na tarde de sábado, ao contrário do rival da Ford, Loeb começou o último dia a 16,1 segundos de Hirvonen. Mas vendo que nos dois primeiros troços não poderia fazer a diferença, o francês tomou uma decisão invulgar e conformou-se com o segundo lugar e 18 pontos para o campeonato.
"Foi um fim-de-semana difícil, e Mikko fez um rali perfeito", disse Loeb. "Ontem cometemos um pequeno erro, mas mesmo sem ele não conseguiria vencer. Mostrou-se forte e merece a vitória. Eu fiz o melhor que sei. Não há nada mais a dizer."
Em terceiro lugar na Suécia e a 33,1 segundos atrás de Loeb ficou o companheiro de Hirvonen, Jari-Matti Latvala, que começou a temporada ganhando 15 pontos e a ajudar a Ford a colocar-se na liderança do campeonato de construtores. "Não foi um fim-de-semana fácil", disse o finlandês. "Na sexta-feira, tivemos dificuldades, mas na tarde de sábado começamos a ganhar velocidade. Estou muito feliz por ter terminando nesta posição na primeira ronda da temporada."
O quarto lugar foi para a equipa de Loeb, Dani Sordo, que terminou a 1 minuto e 26,2 segundos atrás de Latvala, em grande parte devido a um erro cometido no sábado, quando não retirou uma placa de neve da frente de seu carro , causando o super aquecimento do motor. Ainda assim, um sólido desempenho permitiu a Sordo alcançar um bom resultado.
"Quarto lugar não é mau, embora, claro, o terceiro teria sido melhor", disse ele. "O primeiro dia correu bem, então nós cometemos um erro, mas os ralis são assim. Agora temos de olhar em frente, e um quarto lugar me dará uma boa saída no México, onde o primeiro vai varrer a pista.”
Sebastien Ogier, da Citroen's Junior Team, teve uma corrida sem incidentes e foi quinto classificado, terminando a 4 minutos e 15,3 segundos atrás de Hirvonen. "É um resultado bom para toda a equipa e quero-lhes agradecer por me permitirem correr esta temporada, é uma grande oportunidade. No primeiro dia, estava a correr tudo bem, então tudo se complicou porque eu queria manter a posição. Mas o mais importante era terminar a corrida e ganhar experiência ".
Em sexto lugar, Henning Solberg, fez a sua primeira corrida com o novo co-piloto Ilka Minor, e com notas em Inglês. "Eu queria apanhar o Ogier, mas não podia fazer mais, assim, temos que estar atentos", disse ele. "No carro as coisas vão bem com o Ilka. Vocês vão ver, somos uma equipe vencedora!"
O companheiro de equipe de Henning, Matthew Wilson, foi o sétimo no seu Ford Focus RS WRC, somando seis pontos para o campeonato. "Estou um pouco decepcionado com o ritmo de sexta-feira, mas uma vez arranjado o meu carro andou melhor ontem e hoje. Estou contente por ter alcançado a linha de chegada."
Mads Ostberg qualificou-se em oitavo lugar, depois de uma prova cheia de altos e baixos no Subaru Impreza WRC2007. O norueguês obteve alguns resultados realmente interessantes, mas perdeu tempo por causa dos bancos de neve e de problemas de travões. "Foi frustrante", disse. "Eu esperava que este ano acabasse o meu azar, mas aparentemente não. Eu cometi alguns erros e também tivemos problemas com o carro. Espero que possamos terminar bem a temporada, já que estamos a trabalhar nesse sentido com um S2000."
A primeira corrida de Petter Solberg no seu Citroen C4 WRC2009 foi bastante decepcionante, o ex-Campeão Mundial de Ralis foi classificado em nono lugar e não conseguiu encontrar o ritmo certo do carro. "Este rali não foi como queríamos, quer tenha sido por causa de mim ou por qualquer outra coisa, não sei", disse. "Nada correu bem, isso é certo. Antes do rali, as coisas estavam bem e os set-up deveriam ser os mesmos do Sebastien Loeb. O que posso dizer?"
O piloto sueco PG Andersson levou o Skoda Fabia Super 2000 até à décima posição, e assim alcançou a vitória na sua categoria.
Mais atrás na classificação, por causa de um problema eléctrico, ficou o Bicampeão do Mundo Marcus Gronholm, que terminou em 21º com seu Stobart Ford Focus. O finlandês conseguiu um dos seus objectivos para esta corrida, que era ganhar a ligação a Sagen, mas no final disse que deveria ter passado mais tempo com o carro. "Gostei de ter ganho a etapa, mas as condições eram muito duro para os pneus, e é muito difícil de dominar estes carros aqui, sem tacos. Se disputo mais provas? Não sei. Vamos ver. Mas se o fizer tenho de fazer mais quilómetros no carro."
Na estreia, Kimi Raikkonen foi capaz de completar sua primeira corrida no Mundial de Ralis, atingindo a linha de chegada na 30ª posição e a 37 minutos do vencedor, depois de uma saída de pista no primeiro dia. "Não fiquei contente por ter ficado preso na neve no primeiro dia, mas eu acho que melhorou desde então", disse ele. "Definitivamente este não é um rali fácil, mas agora temos muito mais experiência com o carro e com as notas. A próxima corrida é no México. Eu ainda não conduzi o carro em pistas de terra, mas deve ter boa aderência. E estou ansioso para que chegue. "