Qua, 28/10/2009 - 11:10
Vítor Lourenço explica que ontem começaram as reuniões para fazer a lista dos prioritários.
“Começou segunda-feira a campanha de vacinação a nível nacional. Nós começámos as reuniões com pessoais de saúde, médicos e enfermeiros, para se fazer a selecção das pessoas prioritárias. Recebemos segunda-feira as primeiras doses que nos foram atribuídas, para seleccionarmos as pessoas e iniciarmos de imediato a vacinação.”
Vítor Lourenço adverte que as pessoas não se devem dirigir aos centros de saúde sem serem notificadas.
“As pessoas vão ser convocadas pelo seu médico assistente e pelo enfermeiro. Depois de termos as listas, contactamos as pessoas, é marcada a data e a hora, e são administradas as vacinas. Porque cada frasco tem dez doses e tem uma viabilidade de 24 horas. Não podemos abrir os frascos sem ter a garantia de estarem as pessoas presentes. Até porque o país definiu 30 por cento da população a vacinar, que é mais ou menos a informação que temos sobre os atingidos pela gripe sazonal, e, por isso, adquiriram-se vacinas para 30 por cento da população.”
O delegado de saúde recorda quais os grupos prioritários nesta primeira fase da vacinação.
“Nesta primeira fase os profissionais de saúde, e as grávidas no segundo ou terceiro trimestre. A seguir iremos informar a pouco e pouco os grupos que vão ser prioridade.”
Para já, os centros de saúde de Bragança receberam 250 doses da vacina da gripe A.
Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Nordeste devem ser vacinados nas próprias unidades de saúde.
Escrito por Brigantia