José Sócrates inaugura Urgências e Obra Social Padre Miguel

PUB.

Sex, 28/08/2009 - 09:02


O primeiro-ministro está este domingo em Bragança para inaugurar a nova urgência do Hospital de Bragança que já está em funcionamento há pouco mais de um mês. Além disso, José Sócrates vai ainda cortar a fita ao projecto da Obra Social Padre Miguel que representa o maior financiamento do programa PARES no país.  

A urgência do hospital de Bragança apresenta-se agora num espaço mais moderno e confortável substituindo as antigas instalações que já apresentavam condições físicas deficitárias.

As salas de tratamento são mais amplas o que vai permitir ter mais camas para os doentes na zona de Observações.

Além disso, está reforçada com mais um posto de reanimação.

Foi criada uma área destinada só à pediatria, com sala de espera própria, gabinete e espaço para observação das crianças.

A nova urgência vai servir uma população de 140 mil habitantes.

As obras começaram em Março de 2008 e custaram de 1,8 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões foram financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A obra inclui também a construção de um parque de estacionamento com quarenta e dois lugares.

Quanto ao projecto da Obra Social Padre Miguel, representa um investimento de três milhões de euros e foi comparticipado em 70% pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamento Sociais.

O equipamento tem uma vertente social com valência de lar de terceira idade para 60 idosos, apoio domiciliário para 50 utentes e creche social para 66 crianças.

O projecto tem a particularidade de estar associado a um centro residencial, de investimento privado, composto por 26 suites para 40 utentes.

A obra arrancou em Dezembro de 2007 sendo que a entrada em funcionamento representa a criação de 75 postos de trabalho.

A inauguração deste equipamento deverá contar também com a presença do ministro da solidariedade social, Vieira da Silva.

Escrito por Brigantia