Ter, 25/08/2009 - 15:37
A Comissão das Petições do Parlamento Europeu analisa, na próxima terça-feira, 1 de Setembro, uma queixa apresentada pela Plataforma Sabor Livre contra a construção da barragem.
Segundo a queixa apresentada, a construção da barragem no vale do rio Sabor constitui um atentado à conservação da natureza e não tem utilidade energética. O projecto "está em contradição com várias disposições da legislação europeia, particularmente as directivas "Aves" e "Habitats".
"A região para onde está projectada faz parte da Rede Natura 2000" e, "de acordo com avaliação das consequências ambientais, terá uma duração de cinco a seis anos e não ajudará, portanto, o Governo português a atingir uma redução de utilização de energia", alegam os queixosos.
Os peticionários pedem ao PE que, por um lado, sugira à Comissão Europeia que "não atribua fundos estruturais" à construção da barragem e, por outro, "vele por que as autoridades portuguesas suspendam o projecto" até satisfazerem as condições previstas para conservação da natureza.
Escrito por CIR