Kits anti-gripe distribuídos aos bombeiros podem não chegar a Bragança

PUB.

Ter, 25/08/2009 - 08:20


Na próxima semana, as corporações de bombeiros de todo o país devem receber kits de prevenção da Gripe A. Mas não é certo que cheguem ao distrito de Bragança nos próximos dias.  

A Liga Portuguesa de Bombeiros terá recebido indicações por parte da Autoridade Nacional de Protecção Civil para dotar as corporações com equipamentos de protecção.

Humberto Martins, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Bragança, confirma que houve uma reunião entre a Liga e o ministério da Saúde para garantir esses equipamentos para os bombeiros, mas não sabe se já estarão na região na próxima semana.

“Não garanto que venham na próxima semana. Garanto é que houve uma reunião entre a Liga e o Ministério da Saúde em que nos foi comunicado que iam ser disponibilizados equipamentos de protecção para os corpos de bombeiros.”

Apesar de só agora haver luz verde para a distribuição de kits, Humberto Martins considera que os bombeiros do distrito já estavam preparados para qualquer situação e que já foram tomadas algumas precauções.

 “Logo à partida estão preparados para acorrer a qualquer tipo de situação. Mas, sendo uma calamidade, tomámos algumas precauções. Estão equipas de socorro preparadas, no caso de alguma corporação ser atingida pelo vírus.”

Perante um pico do vírus H1N1 e de uma eventual pandemia, que afecte também as corporações, o presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Bragança garante que vai haver bombeiros para fazer sair as ambulâncias.

“Está posto de parte completamente porque temos equipas preparadas para fazer o socorro na corporação que for atingida.”

Na próxima semana devem chegar à região transmontana, tal como a todas as corporações de bombeiros do país, os kits de prevenção da Gripe A.

Escrito por CIR