Ter, 25/08/2009 - 08:16
Em causa está o facto de a albufeira alegadamente afectar o Douro Património da Humanidade, distinção concedida por aquela organização.
Os Verdes entregaram mesmo uma pergunta na Assembleia da República, questionando os Ministérios do Ambiente e da Cultura sobre se informaram o organismo das Nações Unidas responsável pela atribuição do estatuto de Património da Humanidade ao Douro Vinhateiro.
Tudo porque "Os Verdes" acreditam que a construção da hidroeléctrica na foz do rio Tua "afecta a área classificada com impactos directos, designadamente paisagísticos", consequência do espelho de água artificial que será criado.
"As próprias linhas de alta tensão, que serão implantadas obrigatoriamente para levar a energia produzida pela barragem, atravessarão também a área classificada", refere o PEV, em comunicado.
"Os Verdes" querem que o Governo esclareça se comunicou à UNESCO a intenção de construir a barragem nesta área e, em caso afirmativo, quando ocorreu tal comunicação e qual foi a reacção da UNESCO.
É que o partido ecologista entende que o Estado tem o dever “assumido internacionalmente” de zelar pela defesa daquele património.
Recorde-se que a luta contra a barragem de Foz Tua tem sido uma das bandeiras da CDU, que escolheu mesmo para cabeça de lista pelo distrito de Bragança Manuel Cunha, o rosto mais visível desta guerra.
Escrito por Brigantia