Borlas para os mais novos no dia Internacional da Juventude

PUB.

Qua, 12/08/2009 - 12:19


Hoje é o dia Internacional da Juventude. No distrito de Bragança, são várias as actividades e iniciativas que decorrem ao longo do dia, desde debates, colóquios a isenções no acesso a museus, transportes e piscinas.  

“Desde o ano passado que o IPJ em termos nacionais convidou diversas entidades para colaborar neste dia, facilitando a entrada aos jovens em piscinas, museus, transportes. Em Bragança praticamente todos os municípios aderiram, tal como no ano passado”, diz o delegado regional do Instituto Português da Juventude, Vítor Pereira.Mas também a associação Mãe Alto, do bairro da Mãe d’Água, vai levar a cabo diversas actividades ao longo do dia.

“Desde as 10h00 até pelo menos às 19h00 vamos ter diversos jogos de mesa, tabuleiro, de xadrez. Temos também animação com umas meninas vestidas de palhaço a pintar e fazer balões, futebol de mesa, jogos matemáticos, ténis de mesa. Temos ainda uma palestra às 14h00 sobre a conservação da fauna, no auditório Paulo Quintela. Às 17h30, na praça Camões um concerto e dança hip hop, com Esquadrão Furtivo e All Dance Conection e, para finalizar, o concerto de Anaquim.”

 

Para além disso, a associação presidida por João Gonçalves organiza um debate com representantes das juventudes partidárias, a partir das 15 horas, no auditório Paulo Quintela.

 “Debater os principais temos que influenciam a juventude, desde o ensino, a habitação, o processo de Bolonha”, explica.

No entanto, nem todos estão a par da data que hoje se assinala.

 

“Não, ainda ninguém nos tinha dito nada. Nós também para decorar datas é complicado, com os copos, trabalho, não temos tempo para nada. Mas tendo essa disponibilidade, acho que toda a gente devia participar”, comenta Bruno Teixeira. Já Hugo Afonso, que também desconhecia a data, mostra vontade de “aproveitar para conhecer o castelo”. “Já cá estou há oito anos e ainda não o conheço”, confessa.

 

Ricardo Miranda, que também “não fazia ideia”, diz que os principais problemas que, actualmente, afectam a juventude, são “os vícios, uma opinião corroborada por Cláudia Meirinho, que aponta as drogas e o álcool como exemplos.  

 A partir das 10h00, são várias as actividades para assinalar o dia Internacional da Juventude. Escrito por Brigantia